Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCNJ recebe nova denúncia contra Marco Buzzi, ministro do...

CNJ recebe nova denúncia contra Marco Buzzi, ministro do STJ

Denúncia envolve fatos semelhantes a caso que já tramita no Conselho Nacional de Justiça; defesa afirma inocência

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu nesta segunda-feira (09/02) uma nova denúncia de assédio sexual envolvendo o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Buzzi, de 68 anos. Uma reclamação disciplinar foi aberta para apuração dos fatos, que tramitam em sigilo para preservar a intimidade das pessoas envolvidas.

Segundo a Corregedoria Nacional de Justiça, foi realizada nesta segunda a oitiva de uma possível vítima de fatos semelhantes aos que já são objeto de procedimento em curso. Nenhum detalhe sobre a identidade da denunciante ou as circunstâncias da suposta conduta foi divulgado.

Buzzi afirmou, por meio de mensagem enviada a colegas, que repudia as acusações e que jamais adotou conduta que “envergonhasse a família ou maculasse a magistratura”. O ministro disse ainda que confia em uma “apuração técnica e imparcial” e que apresentará provas de sua inocência.

A defesa de Buzzi declarou que o ministro “não cometeu qualquer ato impróprio” e que o vazamento de informações busca “constranger o devido processo legal e influenciar indevidamente futuras decisões judiciais”. Segundo os advogados, ainda não tiveram acesso aos autos do novo processo.

O ministro já é alvo de três frentes de investigação a partir do relato de uma jovem de 18 anos, que denunciou ter sido assediada em janeiro na casa de praia do magistrado em Balneário Camboriú (SC). A vítima teria sido puxada e tocada por Buzzi no mar, conforme depoimentos registrados na Polícia Civil. A família da jovem deixou a residência do magistrado no mesmo dia.

O caso está sendo apurado pelo CNJ, pelo STF e por uma sindicância interna no STJ. Dependendo do resultado das apurações, as consequências podem incluir aposentadoria compulsória ou, em caso de condenação criminal, prisão e perda da aposentadoria.

Marco Aurélio Gastaldi Buzzi é ministro do STJ desde setembro de 2011, tendo sido nomeado para a vaga deixada por Paulo Medina. Natural de Timbó (SC), é mestre em Ciência Jurídica e possui especializações em Gestão e Controle do Setor Público, Direito do Consumo e Instituições Jurídico-Políticas.

A Corregedoria Nacional de Justiça reforça que todas as diligências seguem sob sigilo, medida indispensável para garantir a adequada condução das investigações e a proteção das pessoas envolvidas.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta na rua da Consolação

Caos na Consolação leva Prefeitura de São Paulo a rever esquema de megablocos

Superlotação durante desfiles do pré-Carnaval motivou novas rotas de saída e ação da Guarda Civil Metropolitana
Polícia diz que piloto suspeito de chefiar rede de pedofilia levava crianças a motéis com RGs falsos

Polícia diz que piloto suspeito de chefiar rede de pedofilia levava crianças a motéis com RGs falsos

Sérgio Antônio Lopes foi preso como parte da operação "Apertem os Cintos" que investiga uma rede de exploração sexual de menores
Alagamento em via no Rio de Janeiro

Chuva intensa no Rio causa alagamentos, deslizamentos e deixa feridos em Copacabana

Região Metropolitana entra em estágio 3 de atenção; transporte público é afetado e Defesa Civil reforça orientações
Foliões invadem escola na Consolação e são agredidos por policiais militares; veja o vídeo 

Foliões invadem escola na Consolação e são agredidos por policiais militares; veja o vídeo 

Segundo SSP, foi necessária a intervenção policial, e as imagens estão sendo analisadas pela Polícia Militar