Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilSTF forma maioria para derrubar decisão de Barroso que...

STF forma maioria para derrubar decisão de Barroso que autorizava enfermeiros a realizarem abortos legais

A maioria dos ministros acompanhou o voto divergente de Gilmar Mendes, que considerou não haver urgência suficiente para justificar a liminar

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta segunda-feira (20), maioria de 8 votos a 1 para anular a liminar do ex-ministro Luís Roberto Barroso que permitia a enfermeiros e técnicos em enfermagem realizar abortos nos casos previstos em lei — como estupro, risco à vida da gestante e anencefalia fetal.

A liminar havia sido concedida por Barroso na sexta-feira (17), último dia de sua atuação na Corte. O ministro se aposentou antecipadamente no sábado (18). Após a decisão, o plenário virtual iniciou votação para definir se a medida provisória seria mantida ou revertida.

A maioria dos ministros acompanhou o voto divergente de Gilmar Mendes, que considerou não haver urgência suficiente para justificar a liminar.

“O tema tem relevância jurídica inegável. No entanto, não vejo preenchidos os requisitos necessários para a concessão de uma decisão cautelar”, afirmou Mendes.

O posicionamento do decano foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Nunes Marques, André Mendonça, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.

Ainda faltam os votos de Cármen Lúcia e Luiz Fux, e a votação está prevista para ser concluída até sexta-feira (24).

A liminar de Barroso havia sido concedida em resposta a ações apresentadas por entidades que denunciaram falhas no atendimento a mulheres que buscam o aborto legal na rede pública. O ministro defendeu que enfermeiros e técnicos podem participar do procedimento, desde que dentro dos limites de sua formação e especialmente em casos de aborto medicamentoso em estágio inicial.

Antes de deixar o STF, Barroso também votou a favor da descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação. O julgamento, no entanto, foi suspenso após pedido de destaque de Gilmar Mendes, e ainda não há data definida para ser retomado.

Notícias que importam para você

A imagem é um plano médio do jogador de futebol Neymar Jr., vestindo a camisa do Santos Futebol Clube, em um momento de interação com o público ou torcida.

Neymar encerra temporada com desabafo sobre saúde mental; futuro no Santos é incerto

Após vitória do Santos contra o Cruzeiro, Neymar destacou a importância de recuperar a saúde mental dele antes de qualquer outra questão
Fluminense comemora gol marcado contra o Bahia, pelo Brasileirão Série A 2025

Fluminense garante vaga na fase de grupos da Libertadores; Bahia e Botafogo vão para a pré

Já no outro lado da tabela, estão os rebaixados Ceará, Fortaleza, Juventude e Sport
A imagem captura um momento vibrante de um protesto de rua composto majoritariamente por mulheres, carregando cartazes e manifestando-se com forte expressão emocional, provavelmente na Avenida Paulista, devido à densidade e ambiente urbano. O protesto é claramente contra o feminicídio e a misoginia.

Veja fotos dos protestos em SP, RJ e DF após onda de feminicídios que chocaram o país

Atos foram convocados após uma série de feminicídios nas últimas semanas, com destaque para São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro