Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilGoverno arrecada "auxílio aluguel" para países pobres na COP30

Governo arrecada “auxílio aluguel” para países pobres na COP30

O valor arrecado pela doação de empresas privadas irá financiar três quartos para países que não tiverem condições financeiras de arcar com a estadia em Belém

Por Agência Estado.

O presidente designado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), André Corrêa do Lago, disse nesta quinta-feira (23) o Brasil conseguiu uma doação “generosa” de entidades privadas para custear três quartos em Belém para delegações de países menores. O governo não divulgou o valor e nem o autor da doação, apenas classificando o fato como “filantropia”. A presidência brasileira da COP30 lançou nesta quinta sua oitava carta à comunidade internacional com o foco na adaptação.

“O governo brasileiro conseguiu recursos privados muito generosos para que a gente possa pagar três quartos para cada país dos que estão na lista de menor desenvolvimento relativo, para as pequenas ilhas e para o conjunto de países africanos”, afirmou.

Segundo o embaixador, os recursos vão ser somados a investimentos do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), que também já tinha se comprometido a ajudar com os custos para esse grupo de países.

Leia mais: Alcolumbre adia votação dos vetos de Lula ao “PL da Devastação” e governo tenta ganhar tempo antes da COP30

O preço da hospedagem elevado foi um dos grandes desafios da COP30 em Belém, ameaçando a participação de países mais pobres, o que poderia prejudicar nas decisões da cúpula. Com os aportes citados, Corrêa do Lago afirmou que o evento terá participação de quase todos os países que têm representação na COP.

“Então, com isso, nós vamos ter um apoio significativo para que todos os países em desenvolvimento possam estar presentes na COP”, disse. Perguntado sobre se os recursos privados seriam no mesmo modelo do CAF, ele explicou que não: “Foi uma filantropia a nosso pedido, que está conseguindo os recursos para isso”.

A presidência da COP30 não detalhou o volume de recursos, mas informou que os valores são destinados diretamente à Organização das Nações Unidas (ONU), sem passar pela administração do governo brasileiro.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

A imagem, com uma iluminação natural e suave, apresenta o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da França, Emmanuel Macron, de pé, lado a lado, em um ambiente que parece ser uma floresta, possivelmente a Amazônia, como indicam os grandes troncos de árvores e a folhagem densa e escura no fundo.

Lula tem reunião bilateral com príncipe William, premiê Keir Starmer e Macron em Belém

Agenda desta quinta-feira (06/11) faz parte de eventos preparatórios para a COP30
Ministro Fernando Haddad fala ao microfone em palestra em evento em São Paulo

Haddad afirma esperar US$ 10 bi para fundo de proteção às florestas em evento pré-COP30

Ministro da Fazenda afirmou que a meta do TFFF deve ser alcançada até o final do próximo ano
Imagem aérea mostra uma única árvore de copa verde e densa no centro de uma área seca e marrom, coberta por vegetação rasteira e galhos secos. O contraste de cores evidencia o isolamento da árvore em meio ao desmatamento ou degradação ambiental ao redor.

Amazônia perde 5.796 km² em um ano, mas ritmo de destruição desacelera, segundo INPE

O desmatamento na Amazônia brasileira caiu 11% entre agosto de 2024 e julho de 2025, segundo dados divulgados nesta...
Foto área da Floresta Amazônica

Noruega e França injetam bilhões em fundo florestal do Brasil na COP 30

Anúncios em Belém reforçam aliança internacional para premiar países que preservam florestas tropicais