Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaReuniões para suspender tarifaço começam ainda hoje, diz Mauro...

Reuniões para suspender tarifaço começam ainda hoje, diz Mauro Vieira

Segundo o chanceler brasileiro, a autorização para o início das negociações foi dada pelo presidente Donald Trump após reunião como presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que as negociações com o governo dos Estados Unidos para a suspensão do tarifaço contra as exportações brasileiras serão iniciadas neste domingo (26/10), em Kuala Lumpur, na Malásia. 

Segundo o chanceler brasileiro, a autorização para o início das negociações foi dada pelo presidente Donald Trump após reunião como presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Vieira disse que a primeira reunião deve ser realizada na noite deste domingo, no fuso do horário da Malásia, que está 11 horas à frente do horário oficial de Brasília. Na conversa, Lula pediu a Trump que as tarifas extras sejam suspensas enquanto os dois países estiverem negociando, o que pode ocorrer após as primeiras conversas entre os representantes brasileiros e norte-americanos.

“A reunião foi muito positiva, o saldo final é ótimo. O presidente Trump declarou que dará instruções a sua equipe para que comece um processo, um período de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda, porque é para tudo ser resolvido em pouco tempo”, afirmou. 

As negociações serão conduzidas pelo próprio chanceler, que terá auxílio do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Fernando Elias Rosa.

Pelo lado norte-americano, as negociações serão conduzidas pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e o secretário do Tesouro, Scott Bessent.

Em julho deste ano, Trump anunciou uma tarifaço de 50% sobre todos os produtos brasileiros que são exportados para os Estados Unidos. Em seguida, ministros do governo brasileiro e do Supremo Tribunal Federal (STF) também foram alvo da revogação de vistos de viagem e outras sanções pela administração norte-americana. 

por Agência Brasil

Notícias que importam para você

André Mendonça assume relatoria do caso Master no STF após saída de Toffoli

André Mendonça assume relatoria do caso Master no STF após saída de Toffoli

Ministros afastam suspeição e validam atos já praticados no processo
Esta é um close-up do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, em um ambiente formal, provavelmente durante uma sessão plenária ou julgamento.

Toffoli abandona relatoria do caso banco Master após PF encontrar seu nome em celular de banqueiro

Ministro deixou processo no STF após reunião com outros nove magistrados da Corte, convocada para discutir relatório policial que apontava possíveis vínculos entre ele e Daniel Vorcaro
Sessão plenária do STF - 12/02/2026

Fachin convoca ministros do STF, mas Toffoli resiste em deixar relatoria do caso Master

Presidente do STF encaminha relatório à PGR; ministro nega vínculo com banqueiro e diz que não deixará o caso