Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilGoverno abre canal para sugestões sobre uso de IA...

Governo abre canal para sugestões sobre uso de IA na educação

Colaborações vão até dia 29 na plataforma Brasil Participativo

O governo federal quer ouvir sugestões da população brasileira sobre como usar a inteligência artificial (IA) na área da educação. Para isso, abriu uma consulta pública visando coletar contribuições e sugestões da sociedade civil que vão ajudar a construir um referencial para desenvolvimento e uso responsáveis da ferramenta no setor.

A consulta foi aberta nesta sexta-feira (10) e ficará disponível na plataforma Brasil Participativo até o dia 29 de outubro. Todo cidadão que tenha interesse em ajudar as escolas a fazerem bom uso dessa tecnologia, podem contribuir pelo site Brasil Participativo.

O aviso de consulta pública foi publicado esta semana no Diário Oficial da União.

“Podem participar educadores, estudantes, famílias, gestores, pesquisadores, desenvolvedores e cidadãos interessados no tema”, informou o Ministério da Educação

Temas

As contribuições serão agrupadas nos seguintes temas:

  • proteção de dados;
  • combate a vieses algorítmicos;
  • direitos autorais e integridade acadêmica;
  • critérios de transparência;
  • protocolos de uso por faixa etária;
  • formação docente; e
  • acessibilidade e prioridades de infraestrutura.


Em nota, o MEC lembra que inteligência artificial já está presente no cotidiano escolar, “desde o planejamento de aulas à personalização das trajetórias de aprendizagem, especialmente no contexto da acessibilidade do ensino a estudantes com diferentes necessidades”.

A Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis) 2024, divulgada nesta semana pela OCDE, mostra que os professores no Brasil (56%) usam mais IA que média (36%) dos países da OCDE.

Fundamentos e salvaguardas

Por meio do referencial a ser obtido com a ajuda da consulta pública, será possível definir “fundamentos e salvaguardas para que a tecnologia seja uma aliada da aprendizagem e não uma ameaça aos processos educacionais”.

Ainda segundo o MEC, entre as diretrizes estarão a adoção de medidas como supervisão humana significativa em todas as etapas; alinhamento às finalidades pedagógicas; transparência e explicabilidade dos sistemas; governança e segurança de dados com avaliação de impacto algorítmico; compras públicas responsáveis; e formação continuada de professores e gestores.

Notícias que importam para você

Skatista Rayssa Leal na etapa São Paulo do SLS Super Crown 2025

Rayssa Leal conquista tetracampeonato do SLS Super Crown em São Paulo

Skatista de 17 anos mantém domínio na competição ao superar rivais da Austrália e Japão na final disputada no Ginásio do Ibirapuera.
Fachada da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo

Homens armados invadem Biblioteca Mário de Andrade e roubam obras

Dois homens armados renderam seguranças e levaram peças em exposição na segunda maior biblioteca do país, localizada no Centro de São Paulo.
Rael sofre assalto armado ao sair do Parque Villa-Lobos em São Paulo

Rael sofre assalto armado ao sair do Parque Villa-Lobos em São Paulo

Dois homens abordaram o rapper enquanto ele validava ticket do estacionamento. Polícia recuperou a moto e o celular roubados, mas capacete não foi localizado