Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilDepois de megaoperação no Rio, príncipe William ganha as...

Depois de megaoperação no Rio, príncipe William ganha as chaves da cidade

Ao tentar escapar das polêmicas envolvendo Jeffrey Epstein no Reino Unido, o herdeiro da coroa do Reino Unido chega ao Rio do Janeiro para o evento Earthshort Prize após operação contenção

O príncipe William, herdeiro do trono britânico, desembarcou no Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira (03/11) e recebeu as chaves da cidade em uma cerimônia realizada no Pão de Açúcar, um dos cartões-postais da capital fluminense. O evento contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e ocorreu sob forte esquema de segurança em razão das consequências da Operação Contenção, na semana passada.

Durante o encontro, William conversou brevemente com o prefeito sobre as belezas naturais da cidade e demonstrou preocupação com a segurança, após os episódios de violência registrados na última semana, quando 121 pessoas morreram durante uma megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão.

Nas redes sociais, o príncipe publicou uma mensagem de agradecimento:

“Foi uma honra receber as chaves da cidade no icônico Pão de Açúcar, antes de alguns dias empolgantes com o Earthshot Prize e o Programa United for Wildlife. Obrigado pela calorosa recepção, prefeito Eduardo Paes.”

A cerimônia do Earthshot Prize, considerado o “Oscar da sustentabilidade”, será realizada nesta quarta-feira (05/11), no Museu do Amanhã, na Zona Portuária. O prêmio vai distribuir R$ 6,5 milhões para cinco projetos de inovação ambiental. A viagem acontece uma semana antes da COP30, cúpula do clima das Nações Unidas que também será sediada no Brasil, e da qual William participará em nome do pai.

Homem sorri ao posar para uma foto com um grupo de pessoas que fazem uma selfie; uma mulher segura o celular, enquanto outros sorridentes olham para a câmera em ambiente externo e ensolarado.
No Pão de Açúcar, Príncipe William interage com fãs brasileiros (Foto: Divulgação)

O que acontece na terra natal do Príncipe?

A chegada de William ao Brasil acontece dias depois que seu pai, o Rei Charles III, destitui o irmão mais novo do rei, Andrew Mountbatten Windsor, de todos os títulos, honrarias e benefícios da família real. Com isso, Andrew não poderá mais usar os títulos de “Príncipe” e “Duque de York”, além de perder a residência real.

Leia mais: Rei Charles III expulsa irmão de casa após acusações envolvendo Jeffrey Epstein

A mudança vem depois de anos de polêmicas ligadas ao criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, empresário e investidor americano condenado por crimes de abuso e tráfico sexual de menores. Ele mantinha relações com diversas figuras influentes, incluindo o príncipe Andrew, o ex-presidente Bill Clinton e Donald Trump.

Epstein foi preso em 2019, acusado de comandar uma rede de exploração sexual de meninas, mas cometeu suicídio na prisão antes do julgamento. O caso ganhou repercussão mundial e continua a gerar desdobramentos, envolvendo suspeitas de cumplicidade e encobrimento entre poderosos.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024