O CEO da Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA), Silvio Matos, falou durante o evento ConectaTMC sobre as barreiras para a criação e o desenvolvimento de uma liga nacional no futebol e citou exemplos de competições na Europa que, segundo ele, servem como modelo para adaptar à realidade brasileira.
O executivo trouxe dois exemplos de distribuição de direitos em ligas europeias para usar como parâmetro: a diferença na distribuição entre o mais premiado e o menos premiado na Premier League, da Inglaterra, é mais restrita (1.6 vezes), enquanto na La Liga, da Espanha, é mais “elástica” (3.5 vezes).
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O modelo que Matos pretende trazer para o Brasil se assemelha mais ao da liga espanhola, respeitando as características do sistema esportivo brasileiro enquanto diminui a disparidade e o desequilíbrio na distribuição de direitos entre os clubes.
O ConectaTMC foi apresentado por Joana Treptow e Benjamin Back, e além de Matos, contou também com a presença de nomes como Zinho, tetracampeão do mundo pelo Brasil, e Christian Mutzig, CEO da Livemode (empresa dona da Cazé TV).
Leia Mais: LIBRA e Liga Forte União estão negociando fusão, revela CEO
