A beldroega é uma hortaliça não convencional ou uma PANC (plantas alimentícias não convencionais). Pode ser conhecida também como caaponga, berdoega, burduega ou bruduega, de acordo com a EPAMIG.
A planta é muito consumida nos interiores do país, em formato de refogados ou saladas. As folhas são verdes e suculentas, com um sabor levemente ácido. Segundo a EPAMIG, a beldroega pode ser cultivada em diversas condições climáticas e em diversos tipos de solo.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
Saiba os benefícios da beldroega para sua saúde
A beldroega pode ser uma grande aliada para sua saúde, já que contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e diuréticas. Segundo o Tua Saúde, a planta pode auxiliar no controle do diabetes e na prevenção de doenças cardíacas.
A beldroega pode ajudar na regulação dos níveis de açúcar no sangue, controlando assim, o diabetes. A planta também é rica em antioxidantes como o ômega 3 e o ácido ascórbico, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce e no fortalecimento do sistema imunológico.
Ainda de acordo com o Tua Saúde, por ser rica em ômega 3, a beldroega é capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim, e assim, proteger o corpo de doenças cardiovasculares como o infarto. E por possuir quantidades consideráveis de potássio, pode auxiliar também na regulação da hipertensão arterial.
Leia também: Batata doce: veja a melhor forma consumir e aproveitar os benefícios

Planta contém valores nutricionais excelentes
De acordo com a EPAMIG, a beldroega oferece altos níveis de vitaminas e sais minerais, além de fornecer doses excelentes de Ômega 3, que é responsável por atuar diretamente na saúde do coração e do cérebro.
Entre as folhas verdes, a beldroega contém as maiores quantidades de ácido graxo, e foi listada na Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das plantas medicinais mais utilizadas.
Leia também: Conheça diferentes formas de consumir ora-pro-nóbis
Veja receitas que incluem a beldroega
Por ser uma planta de fácil preparo, a beldroega é muito incluída em receitas já conhecidas no nosso dia-a-dia. O portal Receitaria indica receitas como o arroz de beldroega, que é uma boa opção para seu almoço ou jantar.
O portal Giallo Zafferano ensina uma receita deliciosa de pesto de beldroega, para ser utilizada no macarrão ou em sanduíches.
O portal Tua Saúde indica que a beldroega seja utilizada de forma mais natural, em chás e sucos. Em uma das receitas, a beldroega é utilizada juntamente com o abacaxi, fazendo um suco delicioso, saudável e refrescante.
Leia também: Este vegetal vermelho é fácil de plantar e muito bom para sua saúde
