O chá de poejo faz parte do grupo de receitas que passa de geração para geração e é conhecido por aliviar diversos desconfortos. O poejo, também chamado de poejinho ou poejo-das-hortas, possui propriedades digestivas, expectorantes e anti espasmódicas.
- Veja também: 4 benefícios do chá de dente-de-leão para o fígado
Por isso, ele é tão querido e conhecido, principalmente entre nossas avós. E nos últimos meses, o chá de poejo voltou a ganhar destaque entre quem busca alternativas naturais para melhorar o bem-estar.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.

Como é feito o chá de poejo?
De acordo com o portal Minha Vida, para fazer o chá de poejo é bem simples! A bebida é feita a partir da infusão das folhas, dos talos e das flores. Ou seja, tudo o que você vai precisar é água e folhas frescas de poejo.
Ingredientes:
- Cerca de 200 ml de água (1 xícara)
- 3 a 4 folhas frescas de poejo ou 1 colher de chá da planta desidratada
Modo de preparo:
Aqueça a água até começar a levantar fervura. Assim que borbulhar, desligue o fogo e acrescente o poejo. Cubra o recipiente para que os componentes da erva se mantenham na infusão e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Depois é só coar e consumir ainda quente ou em temperatura morna.
Mas, cuidado! Se você estiver grávida ou for lactante, a recomendação é consultar um profissional da saúde antes de ingerir o chá de poejo.
Quais são os benefícios do chá de poejo?
Como dito anteriormente, essa planta medicinal possui propriedades benéficas para diversas áreas da saúde como o sistema digestivo, imunológico, respiratório, além de regular a menstruação e o sono.
Por exemplo, para o sistema respiratório, o chá auxilia no combate à gripe, bronquite e coqueluche. Isso porque possui ação expectorante.
O poejo ainda apresenta um efeito diaforético, ou seja, ele favorece o suor. Ao estimular o corpo a suar ainda mais, a erva pode contribuir para a redução da temperatura corporal, o que ajuda no controle da febre.
Quando falamos da ação antiespasmódica, ele auxilia nas cólicas menstruais. Isso ocorre porque a planta medicinal contém mentona, composto encontrado em óleos essenciais, que possui efeito relaxante e ajuda a reduzir a tensão nos músculos do útero.
Quais outras formas de usar o poejo?
O chá é a forma mais conhecida e usada pela população brasileira, entretanto há outros modos de ser aproveitado. Além do chá, ele pode ser usado em óleos essenciais, xaropes, compressas e também como tempero para peixes e carnes.
Quem não pode tomar chá de poejo?
O poejo é contraindicado para crianças menores de 6 anos, bem como para lactantes e gestantes, pois pode causar aborto espontâneo.
Além disso, quem possui hipertensão, insuficiência renal ou doenças cardíacas, a melhor recomendação é ir a um profissional da saúde antes de utilizar qualquer produto com poejo.
