Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaApós veto de Lula, relator da dosimetria no Senado...

Após veto de Lula, relator da dosimetria no Senado apresenta projeto de anistia total

Esperidião Amin propõe perdão amplo a condenados pelos atos de 8 de janeiro e afirma que iniciativa busca “pacificar o país”

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetar integralmente o Projeto de Lei da Dosimetria, o senador Esperidião Amin (PP-SC) protocolou nesta quinta-feira (8) um projeto de lei que concede anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Amin foi relator da proposta vetada pelo presidente e afirma que a nova iniciativa busca “pacificar o país”.

O PL da Dosimetria previa a redução de penas para condenados por atos considerados golpistas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, e abarcava crimes relacionados à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. O veto de Lula ocorre no dia em que os ataques completam três anos.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Parlamentares da oposição reagiram ao veto presidencial e apontaram a apresentação do PL da Anistia como resposta política. O novo texto prevê anistia ampla e irrestrita a todos os condenados ou investigados por envolvimento nos atos do 8 de janeiro, incluindo pessoas que tenham prestado apoio financeiro, logístico ou se manifestado nas redes sociais.

De acordo com o projeto apresentado por Amin, a anistia se estende a “todos os que participaram de manifestações com motivação política ou eleitoral, ou as apoiaram, por quaisquer meios”. Um dos pontos centrais da proposta é a anulação de punições digitais, o que poderia resultar na devolução de perfis e contas bloqueados durante as investigações conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O texto também prevê o fim de “quaisquer medidas de restrição de direitos”, inclusive decisões judiciais já proferidas, o que amplia o alcance da anistia e tende a gerar questionamentos jurídicos.

Amin afirmou que sempre defendeu a anistia como forma de reconciliação nacional e classificou como insuficiente a tentativa de apenas reduzir penas. O senador sustenta que não houve tentativa de golpe, mas atos de vandalismo facilitados por omissão de agentes públicos, argumento já rebatido pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo STF durante os julgamentos.

Leia mais: PL da Dosimetria: governistas celebram e oposição promete derrubar veto

Ainda não há previsão para que o PL da Anistia seja analisado. Para avançar, o texto precisa ser pautado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Paralelamente, o veto de Lula ao PL da Dosimetria ainda será apreciado pelo Congresso Nacional, em sessão conjunta. Para derrubar o veto, são necessários 257 votos na Câmara e 41 no Senado. Caso isso ocorra, o projeto será promulgado e entrará em vigor.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais