Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula deve vetar PL da Dosimetria no dia que...

Lula deve vetar PL da Dosimetria no dia que marca 3 anos dos atos golpistas

Presidente confirmará decisão na quinta-feira, de acordo com o líder do PT no Senado, Jacques Wagner

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve vetar o Projeto de Lei da Dosimetria na próxima quinta-feira (8), data que completa três anos dos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília. A informação foi confirmada pelo líder do PT no Senado, Jacques Wagner (RJ), em entrevista à Rádio Sociedade nesta terça-feira (6). O projeto aprovado pelo Congresso Nacional modifica regras de execuções penais que reduziriam penas de condenados pelos atos antidemocráticos.

O PL da Dosimetria passou pelo Senado com 48 votos a favor e 25 contrários. Na avaliação do governo, a proposta beneficiaria o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros envolvidos nos eventos de janeiro de 2023, diminuindo suas punições.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

“O governo é contra a dosimetria e, no dia 8, para não restar dúvida, ele [Lula] vai vetar aquilo que foi aprovado. Depois, vai depender do Congresso se vai derrubar ou não o veto do presidente”, disse o líder petista durante a entrevista.

O veto presidencial coincidirá com as cerimônias já programadas pelo governo federal para lembrar o terceiro aniversário dos ataques. Alguns aliados do presidente haviam sugerido que ele não formalizasse o veto durante a solenidade para evitar possíveis tensões com parlamentares que aprovaram o texto e poderiam participar do evento.

Na segunda-feira (5), o Partido dos Trabalhadores divulgou um vídeo em que Lula convoca a militância para manifestações na data. Na gravação, o presidente afirmou: “eles querem que o 8 de janeiro caia no esquecimento, e nós queremos que a sociedade não se esqueça nunca de que um dia este país teve alguém que não soube perder uma eleição”.

Leia mais: Lewandowski deve deixar Ministério da Justiça após cerimônia do 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal também realizará uma cerimônia interna na mesma data. O evento incluirá a exibição de um documentário sobre os atos golpistas, que geraram prejuízos estimados em R$ 12 milhões ao patrimônio público. O filme mostrará o trabalho dos servidores na restauração do tribunal após os danos.

A reação do Congresso Nacional ao veto presidencial ainda é incerta, considerando a expressiva aprovação que o projeto obteve no Senado. Após o veto, os parlamentares decidirão se o mantêm ou o derrubam.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais