Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPor unanimidade, STF confirma decisão de Moraes que determina...

Por unanimidade, STF confirma decisão de Moraes que determina perda do mandato de Zambelli

Votos foram dados nesta sexta-feira (12/12), horas após Moraes decidir, monocraticamente, pela cassação de Zambelli

Por unanimidade, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes que anulou a votação da Câmara dos Deputados que rejeitou a cassação e manteve o mandato da deputada Carla Zambelli (PL), condenada duas vezes à prisão pela Corte.

Logo após proferir o voto on-line, nesta quinta-feira (12/12), Moraes foi seguido pelos ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino. A última a votar foi a ministra Cármen Lúcia.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Os votos foram depositados nesta sexta-feira (12/12), horas após liminar de Moraes ordenar a perda do mandato de Zambelli e o cumprimento do prazo de 48 horas para a posse do suplente. Na sequência, o relator solicitou uma sessão extraordinária a Dino, presidente da Primeira Turma do STF, para votação dos pares.

Voto de Moraes

No voto de hoje, Moraes reforça a justificativa baseada no artigo 55 da Constituição sobre a perda imediata do mandato em caso de condenação criminal com trânsito em julgado, como no caso de Zambelli. 

Na decisão de quinta-feira (12/12), Moraes destacou que, no caso de condenações criminais com trânsito em julgado, cabe à Justiça decidir a perda do mandato. Dessa forma, restaria somente à Mesa Diretora da Câmara acatar a ordem e cassar a parlamentar.

“Na presente hipótese, em respeito à Constituição Federal, é o Poder Judiciário quem determina a perda do mandato parlamentar condenado criminalmente com trânsito em julgado, cabendo à Mesa da Câmara dos Deputados, nos termos do §3º do artigo 55 da Constituição Federal, tão somente DECLARAR A PERDA DO MANDATO”, diz trecho da decisão decretada na noite de ontem.

Duas condenações no STF

Zambelli tem duas condenações no STF. Uma deles é por apontar uma arma de fogo contra um jornalista negro, enquanto o perseguia na rua, na véspera das eleições de 2022. A outra diz respeito à invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Sobre o caso do CNJ, Zambelli foi condenada por ter mandado o hacker Walter Delgatti Neto emitir um mandado de prisão contra Moraes.

A votação na Câmara

Em votação que varou a madrugada, no plenário da Câmara, Zambelli ganhou um respiro após os colegas decidirem pela manutenção do mandato dela, apesar de a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovar o relatório que defendia a perda do mandato.

Leia mais: Veja como cada partido votou em processo de cassação de Zambelli na Câmara

O placar mostrou 227 votos a favor da cassação, 170 contrários e 10 abstenções. Pelas regras da Câmara, seriam necessários 257 votos para encerrar o mandato da parlamentar.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

“Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais