Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaToffoli recua de novo e autoriza PF a periciar...

Toffoli recua de novo e autoriza PF a periciar itens apreendidos em operação

Ministro do STF mudou posicionamento pela terceira vez no caso que investiga o Banco Master

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, recuou mais uma vez e autorizou a Polícia Federal a realizar perícia nos itens confiscados durante a segunda fase da Operação Compliance Zero, na quarta-feira (14/01).

A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (15/01) e representa a terceira posição do magistrado sobre o caso, que envolve investigações contra o Banco Master.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Inicialmente, Toffoli havia bloqueado o acesso policial aos materiais, determinando que fossem enviados diretamente ao STF. Em seguida, permitiu que o Ministério Público Federal examinasse os celulares e demais itens apreendidos.

A nova determinação ocorre após o ministro ter ordenado que todo o material fosse encaminhado ao Supremo para posterior decisão sobre a análise. Posteriormente, ele concedeu acesso ao Procurador-Geral da República e agora autorizou que peritos da Polícia Federal realizem o trabalho técnico.

A decisão afeta diretamente Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, seus familiares e outros investigados por supostas operações financeiras irregulares.

A Polícia Federal cumpriu 42 mandados de busca e apreensão contra diversos alvos durante a Operação Compliance Zero. A ação focou em suspeitos de participação em esquemas financeiros fraudulentos em território nacional.

Com a autorização de Toffoli, os peritos poderão iniciar os trabalhos de análise técnica do material que estava lacrado desde a operação.

No despacho assinado na quinta-feira, o ministro nomeou especificamente os profissionais que realizarão o trabalho:

“Diante do encaminhamento do material referido na decisão anterior ao Procurador-Geral da República, para acompanhamento da extração de dados e realização da perícia do referido material custodiado no Ministério Público Federal, indico os seguintes peritos da Polícia Federal: Luis Filipe da Cruz Nassif, Tiago Barroso de Melo, Enelson Candeia da Cruz Filho e Lorenzo Victor Schrepel Delmutti.

Leia mais: MPF apontou que Banco Master desviou R$ 5,7 bi usando hospital infantil

    Ressalto que os referidos peritos terão livre acesso ao material apreendido e deverão contar com o apoio da Procuradoria-Geral da República para acompanhamento dos trabalhos periciais“, declarou o ministro em seu despacho.

    Toffoli também determinou que a secretaria do STF tornasse pública sua decisão, garantindo transparência ao processo.

    MAIS LIDAS

    Notícias que importam para você

    Atriz Fernanda Torres segura com a mão uma Havaianas de cor amarela e verde

    Entenda polêmica envolvendo Havaianas e ataques da direita

    Deputados criticam propaganda com Fernanda Torres que fala em "não iniciar o ano com pé direito"
    Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

    Bolívia escolhe presidente de direita com candidatos pró-EUA e pragmáticos com Brasil

    Pela primeira vez em 20 anos, a esquerda ficou fora do segundo turno na Bolívia, consequência de crise econômica e inflação galopante
    Imagem mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro em audiência do julgamento da tentativa de golpe. Ele aparece no primeiro plano, com uma sombra que deixa apenas a silhueta do rosto dele. Atrás aparecem cadeiras da audiência.

    STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

    Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições
    Ministro da Justiça Ricardo Lewandowski durante a abertura do II Fórum Global sobre Violência Domestica e Subtração Internacional de Crianças, em Fortaleza (CE)

    “Nenhum pedido do governador Cláudio Castro até agora foi negado”, diz Lewandowski sobre acusação de recusar ajuda

    Ministro da Justiça diz que governo federal tem atendido todos os pedidos do estado e cita transferências de líderes de facções para presídios federais