Na última segunda-feira (17/11), o INEP abriu solicitações para que participantes do Enem peçam a reaplicação das provas, segundo anúncio oficial.
A reaplicação das provas será nos dias 16 e 17 de dezembro de 2025, conforme regulamentado pelo mesmo edital. Moradores de Belém terão as provas em dias diferentes devido a COP30.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
O prazo para as inscrições da reaplicação vão até esta sexta-feira (21) às 12h.
Critérios para solicitar a reaplicação
Segundo o Inep, o direito vale para aqueles que tiveram “prejuízo logístico” ou adoeceram por doenças infectocontagiosas, conforme previsto no edital do exame.
O pedido deve ser feito pela Página do Participante do Enem com o envio de documentação comprobatória e não é possível alterar os documentos após o envio.
No edital, ainda é explicado que não serão aceitas solicitações enviadas fora do período ou por outros meios que não a plataforma oficial. A reaplicação será realizada apenas uma vez.
Limitações e regras da reaplicação
Ainda de acordo com o edital, na reaplicação não serão fornecidos recursos como videoprova em Libras ou leitor de tela, mesmo que tenham sido solicitados na inscrição inicial.
Mas os participantes com laudo aprovado para tempo adicional terão direito a 60 minutos extras por dia da reaplicação.
A reaplicação ocorre sob responsabilidade do Inep, que organiza os exames usando os mesmos critérios logísticos empregados na aplicação regular.
Leia: Inep anula três questões do ENEM 2025 e explica motivo
Ainda segundo órgão, não será cobrado nenhuma taxa para reaplicação dos testes.

Como foi o Enem 2025
Na edição de 2025, o Enem teve cerca de 4.811.338 inscrições confirmadas, segundo dados do Inep. Deste total, 1.390.815 são de estudantes concluintes do ensino médio da rede pública.
Segundo o balanço do Inep, houve um aumento de 11% de inscrições em relação à edição anterior. O Inep estima que aproximadamente 70% dos inscritos realizaram ambas as etapas.
Gabarito antecipado
O gabarito oficial referente ao segundo dia de provas vai ser divulgado nesta quarta-feira (19), às 10h, após o INEP publicar na última terça-feira (18), a anulação de três questões no ENEM.
A decisão, segundo comunicado foi devido a relatos de “antecipação de questões similares” que circulavam em redes sociais, antes da iniciação da prova. Ou seja, alunos tiveram contato com respostas dessas questões antes de iniciar os testes.
E mais… MEC decide antecipar gabarito do Enem 2025 para esta quarta-feira após anular três questões
No comunicado, o Inep diz que acionou a Polícia Federal para apurar a conduta de quem divulgou as questões.
