Na última quarta-feira (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), decidiu recolher de imediato lotes do vinagre de maçã da marca Castelo e do pó de preparo de bebida vegetal da marca Livestrong/Essential Nutrition.
Além disso, houve também a suspensão da comercialização dos produtos, distribuição e consumo das marcas.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Leia também: 25 marcas de azeite são proibidas pela Anvisa; veja quais
Irregularidades dos produtos
Segundo a agência, foram identificados irregularidades graves nos produtos citados. No vinagre foi encontrado presença de dióxido de enxofre não declarado no rótulo.
Já no pó vegetal há proteína hidrolisada de fava, ingrediente esse não autorizado para alimentação. O laudo foi apresentado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF).
A Anvisa enfatizou que a presença dessas substâncias, não foi informada nos rótulos de venda dos produtos e que isso pode provocar reações alérgicas em pessoas com sensibilidade aos compostos.

Fiscalização e regulação
A fiscalização da Anvisa seguiu os procedimentos previstos para casos de irregularidades sanitárias e de rotulagem em alimentos.
Segundo esses critérios, nos rótulos dos alimentos devem ser informados, de forma clara, todos os ingredientes e aditivos que compõem o produto.
O alerta é válido, principalmente, para compostos tóxicos arriscados à saúde de pessoas alergênicas.
Leia: Anvisa proíbe mais uma marca de café no Brasil; saiba qual e por quê
Riscos ao consumidor
A presença de dióxido de enxofre em alimento, sem declaração no rótulo, coloca consumidores em risco, provocando reações alérgicas, crises respiratórias ou intolerâncias.
Já o uso da proteína de fava hidrolisada, tem incertezas sanitárias por que não possui avaliação de segurança e não é possível garantir seguranças para alimentação.

Checagem pública
O recolhimento e proibição dos produtos segue a norma oficial da agência na Resolução‑RE Nº 4.740/2025.
Além disso, a ANVISA em seu portal oficial possui uma “Lista de Produtos Irregulares” para consulta pública, onde consumidores e distribuidores podem sempre verificar a fiscalização de diversos outros alimentos.
Orientações ao consumidor
A Anvisa recomenda atenção dos consumidores. Quem tiver o vinagre de maçã da marca Castelo ou o pó para bebida vegetal da Livestrong/Essential Nutrition precisa interromper imediatamente o uso desses produtos.
Na página de fiscalização da Anvisa, pode ser consultado a situação de regulação dos produtos, por meio da seção de “produtos irregulares”.
Leia mais… Anvisa proíbe substâncias usadas em esmaltes em gel por risco de câncer e infertilidade
