Um levantamento realizado pela Toluna indicou que, neste ano, os consumidores da Black Friday estarão de olho principalmente em smartphones e eletrodomésticos.
A pesquisa ainda apontou que os brasileiros em sua grande maioria preferem fazer compras pela internet no período, e que quando não compram coisas para si mesmos, a maioria presenteia companheiros ou companheiras.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo
Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a previsão para a movimentação do evento desta sexta (28/11) é de R$ 5,4 bilhões; o maior registro desde 2010.
A Toluna apontou que os celulares avançados foram escolhidos por 35% dos consumidores como alvo primário, enquanto 32% escolheram eletrodomésticos. 25% vão focar mais em notebooks ou computadores, e 24% estarão na busca por televisões.
Um fator que vai pesar na escolha de muitos é a moderação: dos entrevistados pela pesquisa, 25% afirmaram que tendem a gastar mais do que o esperado na Black Friday, e destes, 38% chegam a ultrapassar o orçamento disponível.
Os consumidores mostraram que tendem a preferir compras online (80%) a lojas físicas (51%): para esse fim, muitos buscam descontos em sites e aplicativos de varejo (49%) e buscadores (46%), enquanto os demais procuram por compras em redes sociais (37%) e sites de comparação de preços (29%).
Leia Mais: Veja os eletrônicos que estão em promoção na Black Friday
Para escolher as lojas, 60% dos consumidores entrevistados apontaram o tamanho do desconto oferecido como principal fator; em segundo vem o menor preço final (59%), e por fim, a reputação ou confiança da loja (46%).
As compras, quando não são para o próprio consumidor, costumam ser destinadas a companheiros (43%), filhos (40%) e familiares (40%), além de amigos (11%) e ações de caridade ou doação (4%). Como a Black Friday é um período propício para comprar presentes e está bem próximo do Natal, 80% dos consumidores afirmam que planejam unir o útil ao agradável e antecipar os mimos da celebração natalina.

