O diretor de franquias de sucesso como “Avatar”, “O Exterminador do Futuro” e o icônico “Titanic“, James Cameron, criticou e revelou que não usou Inteligência Artificial no filme “Avatar – Fogo e Cinzas”.
Cameron revelou em entrevista, para uma emissora norte-americana, que o uso de IA generativa é uma ameaça existencial em larga escala para a indústria de Hollywood.
Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e do mundo.
James Cameron classificou a IA como “assustadora”
Em entrevista para a CBS, James revelou que muitos fãs do filme acreditaram que o diretor usaria a Inteligência Artificial para substituir atores reais por atores criados de na tecnologia. Cameron revelou que não usará IA em nenhum dos seus filmes, por achar assustador.
“Agora, na outra ponta do espectro, temos a IA generativa, que pode criar um personagem, criar um ator, criar uma performance do nada a partir de uma sugestão em texto. É um grande não para mim. É assustador. É o completo oposto. Isso é exatamente o que não iremos fazer”, declarou, segundo o Omelete.

James Cameron deixou claro que não é contra o uso de Inteligência Artificial, mas que não a usará nos filmes de Avatar. De acordo com a entrevista para o The Morning Show, o diretor disse celebrar os atores e que não pretende substituí-los.
“Só queria ressaltar que não a usamos nos filmes de Avatar. Honramos e celebramos os atores. Não os substituímos. Isso vai encontrar seu limite. Acho que Hollywood vai se autorregular nesse aspecto. Encontraremos nosso caminho. Mas só conseguiremos encontrá-lo como artistas, se existirmos. Então, é a ameaça existencial da IA em larga escala que me preocupa mais do que tudo isso.”
Leia também: 10 filmes para você assistir com a sua família na HBO Max
Veja a sinopse de Avatar: Fogo e Cinzas
Avatar: Fogo e Cinzas retorna para Pandora numa nova aventura envolvente com a família Sully. A trama mergulha no coração do bioma volumoso e biodiverso da região vulcânica de Pandora, onde a sobrevivência depende do fogo.
Após a devastadora guerra contra a RDA e a perda do seu filho mais velho, Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana) devem enfrentar uma nova ameaça: o Povo das Cinzas, uma nova e agressiva tribo Na’vi, conhecida por sua violência extrema e sede de poder, liderada pelo implacável Varang (Oona Chaplin).
Estes são os 8 melhores filmes de James Cameron, segundo o IMDb
James Cameron é um dos atores mais celebrados de Hollywood, e conta com filmes que foram sucesso de bilheteria e aclamados por críticos e espectadores. Nesta lista, estão os 8 filmes do diretor com as melhores avaliações segundo o IMDb.
- O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991) — 8,6 estrelas
- Aliens: O Resgate (1986) — 8,4 estrelas
- O Exterminador do Futuro (1984) — 8,1 estrelas
- Titanic (1997) — 8,1 estrelas
- Avatar (2009) — 7,9 estrelas
- Avatar: O Caminho da Água (2022) — 7,5 estrelas
- O Segredo do Abismo (1989) — 7,5 estrelas
- True Lies (1994) — 7,3 estrelas
Leia também: Os 15 melhores filmes infantis para assistir com a família segundo IMDb
