Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTrump diz que Putin e Zelensky buscam acordo para...

Trump diz que Putin e Zelensky buscam acordo para fim da guerra

Declaração foi feita durante reunião com presidente ucraniano na Flórida. Líder americano planeja conversar com Putin após discussões.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que tanto o líder ucraniano Volodymyr Zelensky quanto o presidente russo Vladimir Putin estão interessados em alcançar um acordo de paz. A declaração foi feita neste domingo (28/12) durante encontro com Zelensky na residência de Trump em Mar-a-Lago, Palm Beach, na Flórida.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Em conversa com a CNN durante a recepção ao presidente ucraniano, Trump expressou sua visão sobre o comprometimento dos líderes com as negociações. Quando perguntado se Putin estava realmente interessado em um acordo, o presidente americano disse: “Acho que sim, acho que ambos estão”, afirmou.

Trump demonstrou cautela sobre a possibilidade de resultados imediatos do encontro com Zelensky.

“Depende. Acredito que temos os elementos para um acordo”, declarou.

Ele reconheceu que o conflito é “difícil” de resolver, mas manteve tom otimista ao acrescentar que “vamos conseguir; teremos uma ótima reunião hoje”.

O presidente americano rejeitou estabelecer cronogramas específicos para um possível acordo.

“Não tenho prazos. Sabe qual é o meu prazo? Acabar com a guerra”, disse.

A reunião ocorreu na residência particular de Trump em Palm Beach, no estado da Flórida. O encontro acontece em momento crucial do conflito entre Ucrânia e Rússia, que se estende há anos.

Trump indicou que planeja conversar com Putin após concluir as discussões com Zelensky. O presidente americano já havia dialogado com o líder russo antes do encontro com o presidente ucraniano.

Leia Mais: Zelensky e Trump discutem plano de paz com a Rússia hoje, na Flórida

Questionado sobre os bombardeios russos contra a Ucrânia, Trump defendeu que Putin mantém interesse em encerrar o conflito. Ele descreveu o líder russo como “muito sério, acho que posso dizer isso”.

Trump também mencionou ações ucranianas no conflito.

“Acredito que a Ucrânia também tenha realizado alguns ataques muito fortes, e não digo isso de forma negativa, acho que é preciso dizer isso”.

Não foram divulgados detalhes específicos sobre os termos de qualquer potencial acordo de paz ou quais concessões cada lado estaria disposto a fazer.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

“Czar da fronteira” diz que operação do ICE em Minnesota está sendo finalizada

“Czar da fronteira” diz que operação do ICE em Minnesota está sendo finalizada

Tom Homan afirmou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordou com sua proposta de encerrar a onda de deportações
Suécia enviará caças e soldados para patrulhar Groenlândia em missão da Otan

Suécia enviará caças e soldados para patrulhar Groenlândia em missão da Otan

A Suécia patrulhará os céus do Ártico com caças e enviará soldados para realizar exercícios na Groenlândia como parte...
Dois navios da Marinha dos EUA colidem, confirma Comando Sul

Dois navios da Marinha dos EUA colidem, confirma Comando Sul

O contratorpedeiro de mísseis guiados da classe Arleigh Burke USS Truxtun e o navio de apoio de combate rápido da classe Supply USNS Supply colidiram durante um reabastecimento no mar
Vídeo mostra agente atirando em professora nos EUA: “Está na hora de ficar agressivo”

Vídeo mostra agente atirando em professora nos EUA: “Está na hora de ficar agressivo”

Imagens contradizem versão oficial do governo Trump sobre incidente; agente xingou a vítima durante o fato e celebrou sua "pontaria" em mensagens