Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilRio adota medidas contra calor extremo, e estado declara...

Rio adota medidas contra calor extremo, e estado declara emergência em saúde pública

Sistema Alerta Rio prevê temperaturas máximas de até 40°C em diversas áreas da capital fluminense

O governo do Rio de Janeiro criou uma força-tarefa para minimizar os impactos da onda de calor que atinge a região. A iniciativa mobiliza diversos órgãos estaduais para proteger a população fluminense das temperaturas elevadas.

A secretária de Estado de Saúde, Cláudia Mello, declarou, nesta segunda-feira (29/12), que as altas temperaturas já são consideradas uma emergência em saúde pública. Motivada pela situação climática, a força-tarefa implementada pelo governo estadual inclui várias medidas de atendimento.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Entre as ações, o Samu 192 disponibilizará cinco duplas de motolâncias em pontos estratégicos da capital, complementadas por três veículos para atendimentos rápidos. As equipes contarão com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O plano ainda prevê a emissão diária de alertas aos municípios com monitoramento pelo painel Vigidesastres. Outro recurso utilizado é o Painel Monitora RJ – Mapa de Excesso de Calor, que reúne informações técnicas para gestores e conteúdos orientativos para a população.

As 27 UPAs estaduais instalaram pontos de hidratação em áreas externas e adotaram protocolos específicos para pacientes com sintomas relacionados ao calor. Idosos e crianças que apresentarem sinais de desidratação receberão sais de hidratação nestas unidades.

Rio 40 graus

A cidade do Rio e outras regiões do Brasil enfrentam uma sequência de dias com temperaturas elevadas neste final de dezembro. O Sistema Alerta Rio prevê máximas de até 40°C em diversas áreas da capital.

Leia mais: Trégua do calor? Chuva e rajadas de vento devem atingir SP, a partir desta segunda (29)

O impacto do calor já se reflete no sistema de saúde. A rede municipal de urgência e emergência registrou 2.793 atendimentos, possivelmente relacionados às altas temperaturas, entre os dias 23 e 27 de dezembro, período em que a cidade atingiu os níveis de calor 2 e 3.

“Frota da Hidratação”

Para amenizar os efeitos das altas temperaturas, o governo estadual lançou, no domingo (28/12), a operação “Frota da Hidratação” em locais de grande circulação. A ação distribui 10 mil litros de água potável nas praias da Zona Sul – Leme, Copacabana, Arpoador e Ipanema – e no Parque Madureira, na zona norte da capital.

A partir desta segunda-feira (29), a Cedae ampliou os pontos de hidratação para incluir a Central do Brasil e as estações de trem de Bangu, Campo Grande e Madureira, beneficiando pessoas em situação de rua e passageiros do transporte público.

O Cemaden e o Corpo de Bombeiros mantêm o monitoramento das condições meteorológicas e emitem alertas sobre o calor intenso e a baixa umidade do ar.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial