Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilEntrada de venezuelanos no Brasil reduz pela metade em janeiro

Entrada de venezuelanos no Brasil reduz pela metade em janeiro

Estruturas de acolhimento em Boa Vista e Pacaraima têm entre 30% e 65% de vagas disponíveis, segundo dados apresentados durante visita ministerial à região de fronteira

O número de venezuelanos que entraram no Brasil pela fronteira de Roraima diminuiu mais da metade nos primeiros 13 dias deste ano em comparação com o mesmo período de anos anteriores. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (14/01) durante visita do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, a Boa Vista (RR).

Dados da Operação Acolhida mostram que 1.014 cidadãos venezuelanos cruzaram a fronteira por Pacaraima em 2026, contra 2.121 pessoas no mesmo período de 2025 e 2.161 em 2024. O monitoramento indica uma tendência de redução no fluxo migratório nos últimos dois anos.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Wellington Dias visitou o Posto de Triagem e os abrigos Rondon 1 e Tuaronoko em Boa Vista, onde se reuniu com parceiros da Operação Acolhida. Durante a visita, o ministro conheceu a estrutura de acolhimento e recebeu informações atualizadas sobre o fluxo migratório.

“Estamos acompanhando, desde o início dos momentos de tensão dos Estados Unidos com a Venezuela, e o cenário é de normalidade, tanto no fluxo migratório da Venezuela para o Brasil, como do Brasil para a Venezuela”, avaliou o ministro Wellington Dias.

O coordenador de operações da estratégia, general Santos, apresentou dados que confirmam a diminuição no fluxo de entrada. “O fluxo é até menor do que o de 2025 no mesmo período. Nós monitoramos diariamente o fluxo migratório. Na terça-feira, por exemplo, entraram 203 migrantes, abaixo do que vinha ocorrendo em novembro”, disse.

A redução ocorre em um contexto de tensões entre Venezuela e Estados Unidos. Desde o final de 2025, frotas norte-americanas se deslocaram pelo Mar do Caribe em direção à costa venezuelana, culminando com o bombardeio de Caracas em 3 de janeiro deste ano.

Atualmente, os abrigos em Pacaraima e Boa Vista acolhem aproximadamente 5 mil pessoas, número muito inferior aos 12 mil já registrados anteriormente. Na capital de Roraima, há cerca de 30% de vagas disponíveis nos três abrigos indígenas, enquanto nos abrigos para não-indígenas esse índice alcança quase 38%. Em Pacaraima, a disponibilidade de vagas chega a 65%.

“Total tranquilidade, sem nenhuma necessidade de acionar nosso plano”, afirmou o general Santos. “Se precisar acionar o plano de contingência, ele está pronto e a gente realiza todos os serviços normalmente. Lembrando que a Operação Acolhida chegou a ter 12 mil abrigados e hoje são 5 mil abrigados em Pacaraima e Boa Vista”, analisou o militar.

De acordo com a Polícia Federal, entre 2018 e dezembro de 2025, 1,4 milhão de venezuelanos migraram para o Brasil. Desse total, mais de 654 mil posteriormente deixaram o país, enquanto cerca de 743 mil permaneceram em território brasileiro.

“Esse plano estratégico, feito a partir da experiência da Operação Acolhida, em qualquer situação pode ser ativado rapidamente. Isso vale para todas as áreas: saúde; abrigamento; proteção social básica e especial, integrando vários ministérios, o estado e municípios“, explicou o ministro.

Wellington Dias também destacou a posição diplomática brasileira. “Todos sabem a posição do presidente Lula pelo Brasil e a defesa para que as leis internacionais, sob a coordenação da ONU, possam permitir uma total normalidade para o desenvolvimento de um país vizinho como a Venezuela”, ressaltou, acrescentando: “Nós sempre pregamos uma política diplomática de paz, de boas relações com todos os países, e é claro, de modo especial com os nossos vizinhos”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Árvores caídas causaram transtornos e falta de energia em São Paulo

Ventos fortes deixam 2 milhões de imóveis sem luz em SP; Sabesp relata falta d’água

Na capital, as rajadas atingiram 98 km/h por volta das 8h, conforme medição da Defesa Civil, resultando em centenas de quedas de árvores
Cartelas da Mega da Virada

Mega da Virada: Veja os números que mais saíram na história do sorteio

Prêmio estimado para sorteio deste ano é de R$ 1 bilhão
Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

Abastecimento de água segue afetado nesta quinta na Grande SP

A falta de eletricidade impede o bombeamento de água para as residências após ventania registrada nesta quarta-feira (10/12) na capital e na Região Metropolitana de São Paulo
IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

IPTU 2026: entenda as isenções, descontos e como pagar

Levantamento da TMC mostra os reajustes, alíquotas e como consultar os valores do IPTU 2026 em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, BH, Curitiba e DF