Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilGás do Povo chega a todas as capitais brasileiras...

Gás do Povo chega a todas as capitais brasileiras e beneficia 950 mil novas famílias

Programa que fornece botijões gratuitos para famílias de baixa renda será expandido para 17 novas capitais a partir desta segunda-feira (26/01), segundo o Ministério do Desenvolvimento Social

O programa Gás do Povo, que fornece botijões de gás de cozinha gratuitos para famílias de baixa renda, chega a todas as capitais brasileiras a partir desta segunda-feira (26/01). O Ministério do Desenvolvimento Social fez o anúncio na última sexta-feira (23/01), confirmando a inclusão de 950 mil novas famílias nesta fase de expansão.

Com a medida, 17 capitais passam a integrar o programa: Aracaju, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Luís e Vitória.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

O “Gás do Povo” representa uma expansão do atual Auxílio Gás, criando uma modalidade específica para famílias cadastradas no CadÚnico com renda igual ou inferior a meio salário mínimo. A iniciativa busca garantir acesso ao GLP para a população em situação de vulnerabilidade econômica.

O governo federal planeja concluir a implementação total do programa em março de 2026. Quando finalizado, o benefício atenderá 15 milhões de famílias em todo o país, alcançando aproximadamente 50 milhões de pessoas nos 5.571 municípios brasileiros.

Para receber o auxílio, é necessário estar inscrito no Cadastro Único com renda familiar de até meio salário mínimo (R$ 759). As famílias beneficiárias do Bolsa Família, com renda per capita de até R$ 218, têm prioridade no atendimento. Também é exigido que o registro no CadÚnico tenha sido atualizado nos últimos 24 meses.

A quantidade de botijões gratuitos varia conforme o tamanho da família. Núcleos familiares com duas ou três pessoas têm direito a quatro auxílios por ano. Já as famílias com quatro ou mais integrantes podem receber seis auxílios anuais. Os benefícios não são cumulativos, segundo as regras estabelecidas.

Para retirar o botijão gratuito, os beneficiários devem procurar revendedoras credenciadas que aderiram ao programa. A validação pode ser feita com o cartão do Bolsa Família e senha, cartão de débito da Caixa com senha, ou CPF com código de validação enviado ao celular cadastrado.

As revendas participantes seguem regras específicas de identidade visual em suas instalações, veículos e materiais de comunicação, facilitando sua identificação. Os beneficiários também podem localizar os pontos mais próximos através do aplicativo do programa.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Moraes pede explicações sobre recriação da gratificação faroeste no Rio de Janeiro

Moraes pede explicações sobre recriação da gratificação faroeste no Rio de Janeiro

Ministro do STF determinou que Alerj e governador Cláudio Castro esclareçam benefício que bonifica policiais civis por mortes de suspeitos em confrontos e apreensão de armamentos
Prazo para aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Prazo para aderir ao Simples Nacional termina neste sábado

Pedido é feito online e vale para MEI, micro e pequenas empresas
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Avaliação é a mesma da Organização Mundial da Saúde
Corrida de Reis

Corrida de Reis altera o trânsito no Eixo Monumental em Brasília neste sábado

O evento vai reunir cerca de 17 mil corredores, com percursos de 6 km e 10 km; a largada está marcada para às 17h, em frente ao Palácio do Buriti