Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaGilmar Mendes defende permanência de Toffoli como relator do...

Gilmar Mendes defende permanência de Toffoli como relator do caso Banco Master

Decano do STF afirma que colega atua conforme devido processo legal e destaca parecer da PGR que reconheceu regularidade da atuação do ministro no processo

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou apoio ao colega Dias Toffoli em relação à sua atuação como relator do caso envolvendo o Banco Master. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (26/01), em meio a questionamentos sobre a imparcialidade do magistrado na condução do processo que tramita no Supremo.

Mendes destacou que a trajetória pública de Toffoli é caracterizada pelo compromisso com a Constituição Federal. O apoio surge enquanto o relator do caso enfrenta críticas após revelações sobre possíveis vínculos entre seus familiares e Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

“No exercício da jurisdição, sua atuação [Toffoli] observa os parâmetros do devido processo legal e foi objeto de apreciação da Procuradoria-Geral da República, que reconheceu a regularidade de sua permanência no caso. A preservação da independência judicial e o respeito às instâncias institucionais são condições indispensáveis para o diálogo republicano e para a confiança da sociedade nas instituições“, afirmou Gilmar Mendes.

Repercussões no Supremo

O tema tem sido tratado com cautela pelos integrantes da Corte. Na semana passada, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, emitiu nota defendendo a atuação de Toffoli e da própria instituição, sem fazer menção direta ao caso do Banco Master.

Avaliações internas entre os ministros do Supremo indicam preocupação com possível fragilidade institucional caso Toffoli seja afastado da relatoria do processo. Enquanto isso, juristas externos têm pressionado para que o magistrado deixe a condução do caso.

O processo relacionado ao Banco Master permanece sob relatoria de Dias Toffoli no STF, com debates sobre sua permanência na condução do caso ocorrendo tanto no meio jurídico quanto dentro da própria Corte.

Veja o post

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Galípolo não informou Campos Neto sobre reunião com Lula e dono do Banco Master

Galípolo não informou Campos Neto sobre reunião com Lula e dono do Banco Master

Encontro ocorreu em dezembro de 2024 no Palácio do Planalto quando atual presidente do BC era diretor de Política Monetária e já circulavam rumores sobre problemas no banco
Ibaneis Rocha enfrenta dois pedidos de impeachment por negociações entre BRB e Banco Master

Ibaneis Rocha enfrenta dois pedidos de impeachment por negociações entre BRB e Banco Master

Documentos protocolados por partidos de oposição apontam supostos crimes de responsabilidade do governador do DF durante tentativa de compra barrada pelo Banco Central
Senadores aprovam, em primeiro turno, a proposta que estabelece o voto aberto em todas as decisões do Legislativo (PEC 43/13).

Congresso retoma trabalhos em 2026 sob impacto do ano eleitoral e do caso Banco Master

Pautas de segurança pública e agenda social concentram esforços no primeiro semestre
Ministro Luiz Fux no julgamento da Ação Penal 2694 -Núcleo 4

Fux tem pneumonia dupla e acompanhará sessões do STF remotamente

Ministro não participará presencialmente da cerimônia de reabertura do Ano Judiciário na segunda-feira (02/02)