Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilProjeto de lei pode barrar herança de Suzane von...

Projeto de lei pode barrar herança de Suzane von Richthofen

Proposta amplia regras de indignidade sucessória para parentes de até terceiro grau

O deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil-SP) protocolou na segunda-feira (02/02), na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei (PL 101/2026) que pode impedir Suzane von Richthofen, de 42 anos, de receber a herança do tio materno, o médico Miguel Abdalla Neto, encontrado morto no último dia 9 de janeiro, em São Paulo.

A proposta altera o artigo 1.814 do Código Civil para ampliar os casos de indignidade sucessória, prevendo a exclusão da herança de herdeiros que tenham cometido crimes dolosos contra parentes de até terceiro grau, como tios, sobrinhos e primos.

Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias

Miguel Abdalla Neto tinha 76 anos, não era casado, não possuía filhos e não deixou testamento. O patrimônio deixado por ele é estimado em cerca de R$ 5 milhões. Segundo investigações preliminares, a morte ocorreu por causas naturais.

Atualmente, a legislação brasileira já impede o recebimento de herança por quem comete crimes graves contra o próprio autor da herança ou contra parentes diretos, como pais, filhos e cônjuges. O projeto de Marangoni busca fechar uma brecha legal, estendendo essa vedação também a parentes colaterais de até terceiro grau.

Suzane von Richthofen cumpre em liberdade o restante da pena de 39 anos e seis meses, à qual foi condenada em 2006, pelo assassinato dos pais, Manfred e Marísia von Richthofen, ocorrido em outubro de 2001. O crime, segundo a Justiça, teve motivação patrimonial.

Para o autor do projeto, a mudança busca alinhar a legislação ao entendimento social de que condenados por crimes dessa gravidade não devem se beneficiar de bens familiares. Segundo Marangoni, a proposta pretende reforçar princípios de moralidade, ética e justiça na sucessão patrimonial.

Com a condenação, Suzane já está impedida de herdar os bens deixados pelos pais. No entanto, a legislação atual não a impede de receber patrimônio de outros parentes, como tios, situação que o projeto pretende corrigir.

Leia mais: Justiça nomeia Suzane von Richthofen como inventariante de herança de R$ 5 milhões do tio

O PL 101/2026 aguarda despacho da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Após essa etapa, o texto será encaminhado às comissões temáticas responsáveis para análise e discussão antes de eventual votação.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Foto: Reprodução/Youtube/Força Aérea Brasileira

FAB realiza primeiro lançamento de bombas com caça Gripen em testes em Natal

Major-aviador Thiago Camargo foi o pioneiro nos ensaios da Operação Thor, que avaliou funcionalidades da aeronave sueca durante duas semanas na Base Aérea potiguar
Agostina Páez

Justiça do Rio revoga prisão preventiva de argentina acusada de injúria racial

Advogada e influenciadora de 29 anos foi detida por algumas horas em Vargem Pequena após suposto episódio em bar de Ipanema, onde teria imitado macacos durante desentendimento
Influenciador mineiro Henrique Maderite morre aos 50 anos

Influenciador mineiro Henrique Maderite morre aos 50 anos

Empresário e digital influencer estava em seu haras na região de Ouro Preto
A professora brasileira Débora Garofalo

“Abracei o lixo como objeto de conhecimento”, diz professora que ganhou “Nobel da Educação”

Débora Garofalo fala sobre o projeto de robótica com sucata que a levou ao reconhecimento global