O pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (24) que deve anunciar até esta quinta-feira (25) o nome que ocupará a vaga de vice em sua chapa para as eleições estaduais.
Segundo Haddad, a deputada Marina Silva (Rede-SP) e os ex-ministros Márcio França (PSB-SP) e Simone Tebet (PSB-SP) manifestaram disposição para integrar a chapa como candidatos a vice-governador ou disputar uma vaga ao Senado. A definição ocorreu após uma reunião em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente Geraldo Alckmin.
De acordo com o pré-candidato petista, os três aliados deixaram a decisão final sobre a composição da chapa sob sua responsabilidade. Haddad afirmou que pretende formalizar o convite ao escolhido ainda nesta quinta-feira.
A definição do vice era uma das principais pendências da candidatura de Haddad, lançada oficialmente em março. Nos últimos dias, o ex-ministro vinha afirmando que a composição dependia de negociações entre os partidos aliados, especialmente o PSB.
Além da vaga de vice, as conversas também envolvem a disputa pelas duas cadeiras de São Paulo no Senado. Marina Silva e Simone Tebet aparecem entre os nomes considerados para essa corrida eleitoral, enquanto Márcio França também chegou a ser cogitado para disputar o governo paulista.
A escolha ocorre em um cenário de forte polarização na eleição estadual. Pesquisas recentes indicam vantagem do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa pela reeleição, enquanto Haddad aparece como principal adversário.
Nas últimas semanas, o petista intensificou as articulações para consolidar uma frente de apoio e definir a composição da chapa que pretende apresentar aos eleitores paulistas nas eleições deste ano.
Leia mais: Jaques Wagner confirma saída da liderança do governo no Senado




