O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou quinta-feira (25/06) os colombianos pela eleição de Abelardo de la Espriella à presidência do país. O pleito, realizado no último domingo (21/06), foi apertado e registrou comparecimento recorde nas urnas.
No texto divulgado nas redes sociais, o presidente brasileiro afirmou que a relação entre Brasil e Colômbia vai além de diferenças ideológicas. “Parabenizo o povo colombiano pelo processo democrático e soberano, expresso por sua vontade nas urnas, da escolha de seu novo presidente Abelardo de la Espriella nas eleições do último domingo. Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos.”
A nota veio um dia depois de Iván Cepeda, candidato derrotado e apoiado pelo presidente Gustavo Petro, reconhecer a vitória de Espriella. Organizações independentes não descartaram a possibilidade de fraudes no escrutínio.
A eleição encerrou o ciclo do primeiro governo de esquerda da história colombiana e inseriu o país na onda ultradireitista que avança na América Latina. O resultado deixa Lula praticamente sem aliados ideológicos próximos na região. O presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, governa desde 2025, mas a Colômbia era um dos poucos vizinhos alinhados ao campo progressista.
Na noite de domingo, o senador Flávio Bolsonaro comemorou a vitória de Espriella. “As agendas de direita continuam triunfando em toda a América”, afirmou Flávio em vídeo divulgado nas redes sociais. A Casa Branca também celebrou a eleição do novo presidente colombiano.
Espriella afirmou ter conversado com o presidente americano Donald Trump logo após a confirmação do resultado. Segundo o próprio presidente eleito, Trump “manifestou seu apoio e seu reconhecimento à nossa vitória”.
Leia mais: Lula anuncia Teresa Leitão como a nova líder do governo no Senado
Advogado de 47 anos, Espriella nunca havia exercido cargo público antes desta eleição. Ele construiu sua imagem em torno do sucesso financeiro e adotou a camisa da seleção colombiana como símbolo nacionalista durante a campanha. Ao longo do pleito, prometeu adotar postura rígida em segurança pública.




