O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como a nova líder do governo no Senado. A confirmação veio por meio das redes sociais do presidente nesta quinta-feira (25/06). A experiência política e a boa relação com o Centrão foram os fatores primordiais durante o processo de escolha.
De acordo com aliados, outro motivo foi o fato de a senadora estar em meio de mandato e não ter que disputar eleição este ano. Uma outra opção seria Otto Alencar (PSD-BA), mas o presidente entendeu que não haveria como tirá-lo do estratégico posto de presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Lula já avisou à nova líder que a grande missão dela é destravar a tramitação da PEC 6×1, que desde a aprovação na Câmara está parada.
Afastamento de Jaques Wagner
O antigo líder do governo deixou o cargo após duas horas de conversa com o presidente Lula na tarde de quarta-feira (24/06). Ele é investigado pela Polícia Federal por, supostamente, usar poderes políticos para favorecer o Banco Master, do ex-banqueiro Daniel Vorcaro. Em troca, o senador teria recebido um apartamento milionário. Jaques Wagner não resistiu à pressão de aliados, que temiam desgaste político na imagem de Lula.
Leia mais: Após vídeos, Michelle Bolsonaro nega briga com Flávio: “Vamos todos trabalhar juntos”