Governo do RJ desligou mais de 4 mil servidores comissionados

Medida deve gerar uma economia estimada em mais de R$ 230 milhões aos cofres públicos até 31 de dezembro

Por , Rio de Janeiro
Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, iluminado à noite
Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro (Foto: Rogério Santana/Governo do RJ)

A gestão do governador em exercício Ricardo Couto de Castro ultrapassou a marca de mais de 4 mil servidores comissionados desligados desde 24 de março de 2026. Segundo levantamento do Governo do Estado, a medida deve gerar uma economia estimada em mais de R$ 230 milhões aos cofres públicos até 31 de dezembro.

Enquanto isso, entidades da administração indireta e secretarias seguem passando por auditorias. A iniciativa, que também engloba empresas estatais dependentes e não dependentes, tem o objetivo de identificar riscos e aprimorar mecanismos de controle sobre gastos públicos. As auditorias são coordenadas pela Secretaria de Estado da Casa Civil.

Siga o canal da TMC no WhatsApp e receba as últimas notícias

A austeridade também alcançou outras despesas administrativas. Um dos exemplos citados pelo Governo do Rio é que os gastos com combustíveis utilizados nos deslocamentos dos gestores do primeiro escalão caíram de aproximadamente R$ 93 mil, em março deste ano, para R$ 49 mil, em junho, uma redução de 47%.

Ao vivo
São Paulo
Ouça a TMC pelo Brasil
  • 100,1FM São Paulo
  • 101,3FM Rio de Janeiro
  • 100,3FM Curitiba
  • 88,7FM Belo Horizonte
  • 92,7FM Recife
  • 100,1FM Brasília
Notícias que importam para você
Copyright © 2026 CNPJ: 44.060.192/0001-05