A gestão do governador em exercício Ricardo Couto de Castro ultrapassou a marca de mais de 4 mil servidores comissionados desligados desde 24 de março de 2026. Segundo levantamento do Governo do Estado, a medida deve gerar uma economia estimada em mais de R$ 230 milhões aos cofres públicos até 31 de dezembro.
Enquanto isso, entidades da administração indireta e secretarias seguem passando por auditorias. A iniciativa, que também engloba empresas estatais dependentes e não dependentes, tem o objetivo de identificar riscos e aprimorar mecanismos de controle sobre gastos públicos. As auditorias são coordenadas pela Secretaria de Estado da Casa Civil.
A austeridade também alcançou outras despesas administrativas. Um dos exemplos citados pelo Governo do Rio é que os gastos com combustíveis utilizados nos deslocamentos dos gestores do primeiro escalão caíram de aproximadamente R$ 93 mil, em março deste ano, para R$ 49 mil, em junho, uma redução de 47%.




