Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilEsse estado "esquecido" pode se tornar o mais rico...

Esse estado “esquecido” pode se tornar o mais rico do Brasil; veja qual

Veja em qual cantinho do Brasil fica a Margem Equatorial, região que tem o potencial de ser a mais rica do país

O Amapá, mais especificamente, uma faixa marítima localizada no norte do país chamada de Margem Equatorial, tem o potencial de ser a região mais rica do Brasil. A Margem Equatorial se estende do Rio Grande do Norte ao Amapá.

A Petrobras recebeu, na última semana, autorização do Ibama para iniciar a perfuração exploratória de petróleo no bloco FZA-M-059, onde as operações terão início. Essa região fica a 175 quilômetros da costa amapaense e a 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas.

De acordo com Mix Conteúdos Digitais, o Ibama, em 2023, negou a licença de exploração em decorrência de falhas no plano de emergência da estatal. A partir de então, a Petrobras reforçou as medidas de segurança, com a instalação de um novo centro de atendimento à fauna em Oiapoque (AP), e da ampliação da infraestrutura de resposta em casos de acidentes.

Segundo a previsão da Petrobras, a etapa inicial deve durar aproximadamente cinco meses, quando serão coletados dados geológicos para confirmar o potencial petrolífero da região que já é considerada, por especialistas, o “novo pré-sal” brasileiro.

Imagem coloirda de região de exploração de petróleo
Navio na Margem Equatorial . Foto: Cezar Fernandes / Agência Brasil

Leia também: Brasil reduziu 16,7% emissões de gases do efeito estufa em 2024, diz Observatório do Clima

“Vitória da sociedade”

Magda Chambriard, presidente da Petrobrás, celebrou a decisão chamada por ela de “vitória da sociedade brasileira”, frisando a responsabilidade de criar um projeto que junta desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental.

A autorização do Ibama acontece depois de cinco anos de estudos e negociações com órgãos ambientais e diferentes esferas do governo.

Leia mais: Lula visita comunidade ribeirinha no Pará e fala em ‘nova luz’ sobre a Amazônia

O Ibama destacou que a autorização só foi expedida depois de “rigoroso processo de licenciamento”, que incluiu estudos de impacto, audiências públicas e inspeções marítimas.

O insituto fiscalizador ambientar, ao longo da fase de perfuração, ainda fará novas simulações, afim de testar a capacidade de resposta da empresa.

De acordo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Margem Equatorial é prioridade para 2025, justamente, por ter um potencial estimado de 1,1 milhão de barris por dia.

Potencial econômico da região

Segundo Estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a Bacia da Foz do Amazonas pode abrigar até 10 bilhões de barris de petróleo, tornando o Brasil um dos os maiores produtores do mundo.

Leia também: Estudo contabiliza pessoas em situação de rua por estado; veja números

O estado que é historicamente um dos mais pobres do país, se as expectativas se confirmarem, se tornará um dos mais ricos da federação, podendo superar até São Paulo em arrecadação e PIB.

A exploração do petróleo na Margem Equatorial pode aumentar o PIB do Amapá em 61,2% e gerar mais de 54 mil empregos diretos e indiretos, aponta o estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Isso porque, além dos ganhos com royalties e tributos, o estado deve receber investimentos em infraestrutura, educação e saúde.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
Confira os números mais sorteados da história da Mega da Virada

Quais os números mais sorteados na Mega da Virada até agora?

Os jogadores buscam todas as estratégias para aumentar as chances de vencer na loteria especial
O casal discute andando pela rua na imagem à esquerda. Á direita, Tainara faz selfie no espelho

Homem que atropelou e arrastou mulher na Marginal Tietê por mais de 1km é preso pela polícia

Douglas Alves da Silva, de 26 anos, foi detido em um hotel na Vila Prudente, na zona leste de SP
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão