Rússia retorna a torneio da Fifa após punição por invasão da Ucrânia

País estava fora das competições da Fifa desde 2022, quando foi suspenso após a invasão da Ucrânia

Por
O presidente russo Vladimir Putin
(Foto: Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via Reuters)

A Rússia recebeu um convite para disputar o Mundial sub-15 da Fifa, torneio marcado para outubro no Azerbaijão. O país estava fora das principais competições internacionais da entidade há mais de quatro anos.

A suspensão foi aplicada em 2022, após a invasão da Ucrânia. Desde então, a seleção russa ficou de fora dos torneios organizados pela Fifa. Agora, a seleção sub-15 foi chamada para participar do Mundial da categoria.

Siga o canal da TMC no WhatsApp e receba as últimas notícias

Fifa confirmou o convite

A Fifa, presidida por Gianni Infantino, confirmou o convite a todas as federações filiadas para a disputa do novo Mundial Sub-15, que será realizado entre 22 e 31 de outubro, no Azerbaijão.

Nos últimos meses, a Fifa já havia dado sinais de uma possível reaproximação com o futebol russo. Em fevereiro, Infantino defendeu publicamente o retorno do país às competições de base. “Temos que fazer isso. Pelo menos nas categorias de formação. Essa proibição não alcançou nada”, declarou o dirigente, acrescentando que as sanções geraram “mais frustração e ódio”.

Ao vivo
São Paulo
Ouça a TMC pelo Brasil
  • 100,1FM São Paulo
  • 101,3FM Rio de Janeiro
  • 100,3FM Curitiba
  • 88,7FM Belo Horizonte
  • 92,7FM Recife
  • 100,1FM Brasília
Notícias que importam para você
Copyright © 2026 CNPJ: 44.060.192/0001-05