A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deve votar, na próxima terça-feira (30/06), um repasse de R$ 767,2 milhões diretamente para as contas de luz de brasileiros. O valor vem do resultado positivo da usina de Itaipu no ano passado e chegará às faturas em agosto de 2026, segundo a Agência iNFRA.
A relatora da proposta é a diretora Agnes Costa. Em seu voto, ela detalha que a conta de comercialização da parte brasileira de Itaipu fechou 2025 com saldo positivo de R$ 1,29 bilhão.
Do total apurado, R$ 767,2 milhões serão repassados como bônus aos consumidores. Outros R$ 524,4 milhões irão para a constituição de uma reserva técnica financeira de Itaipu para 2026, conforme o voto de Agnes Costa.
Na prática, quem paga conta de luz em casa ou no campo pode receber um abatimento automático na fatura de agosto. Não é necessário pedir o benefício.
Leia mais: Braskem aciona Justiça para proteger reestruturação de dívidas
O bônus se destina a clientes residenciais e rurais. Para ser elegível, o consumidor precisa ter registrado uso abaixo de 350 kWh (quilowatts-hora) em pelo menos um mês ao longo de 2025, de acordo com a Agência iNFRA.
A decisão final depende da aprovação da diretoria da Aneel na reunião marcada para a próxima terça-feira.




