Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioDestaqueMoraes e Toffoli dizem que juízes podem ganhar com...

Moraes e Toffoli dizem que juízes podem ganhar com palestras e serem acionistas de empresas

Declarações acontecem em meio à iniciativa do presidente da corte, Edson Fachin, de aprovar um código de conduta para ministros do STF

O ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli, ambos do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmaram nesta quarta-feira (4/02) que juízes podem receber pagamento por palestras e ter ações de empresas, desde que não atuem como sócios-dirigentes. 

Durante sessão desta tarde, o ministro classificou como “má-fé” críticas sobre a atuação de ministros da Corte. As declarações foram feitas durante o julgamento que discute a validade da resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que restringiu o uso das redes socais por magistrados.

Acompanhe tudo o que acontece no Brasil e no mundo: siga a TMC no WhatsApp

Segundo o ministro, a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) somente impede que o magistrado seja sócio-dirigente de empresas. Moraes disse que a magistratura é a carreira pública com mais vedações de condutas. 

“O magistrado pode receber por palestras, pode ser acionista [de empresa]. A Loman (Lei Orgânica da Magistratura Nacional) diz que não pode ser sócio-dirigente. Se assim não fosse, nenhum magistrado poderia ter aplicação em um banco, ações de um banco. É acionista de um banco, então não vai poder julgar ninguém do sistema financeiro”, afirmou.

O ministro Dias Toffoli também concordou com Moraes. “Teria que doar sua herança a alguma entidade de caridade, se ele [juiz] tem um pai ou uma mãe que é acionista de uma empresa ou fazenda. Vários magistrados são fazendeiros, são donos de empresas. Não exercendo a administração, eles têm todo direito de receber seus dividendos”, completou.

Parentes

Alexandre de Moraes também disse que o Supremo não liberou a participação de membros do tribunal nos julgamentos que envolvem escritórios de advocacia de parentes. Em 2023, a Corte derrubou a alteração do Código de Processo Civil (CPC) que ampliava o impedimento de juízes.

“O magistrado não pode ter ligação com o processo que julga. Todos os magistrados, inclusive os magistrados desta Suprema Corte, não julgam nunca nenhum caso que tem ligação”, afirmou.

Código de Ética

O pronunciamento de Moraes e Toffoli sobre a conduta de juízes ocorre no momento em que o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, discute a adoção da criação de um Código de Ética para o Supremo.

No mês passado, os ministros foram criticados pela conduta envolvendo as investigações sobre o Banco Master.

Moraes negou ter participado de um encontro com o ex-presidente do Banco Regional de Brasília (BRB) Paulo Henrique Costa, no primeiro semestre de 2025, na casa do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. 

O suposto encontro foi noticiado pelo Portal Metrópoles e teria ocorrido em meio ao processo de tentativa de compra do Master pelo BRB. Em nota à imprensa, Moraes classificou a reportagem como “falsa e mentirosa”.

Antes da liquidação do Master pelo Banco Central, o escritório de advocacia Barci de Moraes, que pertence à família do ministro, prestou serviços ao banco de Vorcaro. 

No início deste mês, o ministro Dias Toffoli passou a ser criticado por permanecer na condição de relator do caso após matérias jornalísticas informarem que a Polícia Federal encontrou irregularidades em um fundo de investimento ligado ao Banco Master. O fundo comprou uma participação no resort Tayayá, localizado no Paraná, que era de propriedade de familiares do ministro. 

Por Agência Brasil

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Bolsonaro presta depoimento por ter associado Lula a ‘cachaça’ e tráfico

Bolsonaro presta depoimento por ter associado Lula a ‘cachaça’ e tráfico

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) prestou depoimento a Polícia Federal na segunda-feira (2/2) sobre uma investigação que analisa declarações...
Senado instala comissão para apurar fraudes do Banco Master

Senado instala comissão para apurar fraudes do Banco Master

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) terá 13 membros e será coordenada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL)
MPM cita descaso com “preceitos éticos básicos” para pedir cassação de patente de Bolsonaro

MPM cita descaso com “preceitos éticos básicos” para pedir cassação de patente de Bolsonaro

Ministério Público Militar aponta que ex-presidente ignorou deveres fundamentais da conduta militar durante mandato
Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, segundo INCA

Brasil terá 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028, segundo INCA

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que o Brasil registrará 781 mil novos casos de câncer anualmente no período...