Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoItália declara estado de emergência após tempestades em regiões...

Itália declara estado de emergência após tempestades em regiões do sul

Chuva, ventos fortes e ondas de até nove metros de altura castigaram a Sicília, a Sardenha e a Calábria

O governo da Itália declarou nesta segunda-feira (26/1) estado de emergência para as regiões do sul atingidas por uma violenta tempestade na semana passada, prometendo ajuda financeira rápida para a reconstrução de estradas e empresas atingidas pelo clima severo.

Chuva implacável, ventos fortes e ondas de até nove metros de altura castigaram a Sicília, a Sardenha e a Calábria por dois dias, empurrando a água para o interior e sobrecarregando as defesas costeiras.

Siga a TMC no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias do Brasil e no mundo

Autoridades estimam os danos em mais de 1 bilhão de euros (US$1,19 bilhão), mas, apesar da escala da destruição, não houve registro oficial de vítimas.

O governo da primeira-ministra da Itália Giorgia Meloni reservou uma verba de 100 milhões de euros para atender às necessidades iniciais das áreas mais atingidas, disse o ministro da Proteção Civil, Nello Musumeci, em um comunicado.

“Nos próximos dias, o governo adotará uma nova medida interministerial para permitir a restauração e a reconstrução da infraestrutura danificada”, disse Musumeci.

Somente a Sicília sofreu danos no valor de cerca de 740 milhões de euros, havia informado o governo regional na semana passada. Nesta segunda-feira, o governador da ilha, Renato Schifani, alertou que o valor final pode dobrar.

O mar inundou ruas em locais populares perto de Taormina, destruindo infraestruturas como instalações de tratamento de água e levantando preocupações sobre a próxima temporada turística. Em Catânia, uma seção da calçada desmoronou na orla marítima.

O desmoronamento de terra, provavelmente provocado pelo mau tempo, ameaça a cidade de Niscemi, no centro da Sicília, e cerca de 1.000 pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas, informou a proteção civil em um comunicado.

A Sardenha também foi gravemente atingida. Beniamino Garau, prefeito de Capoterra, no sul da ilha, disse que o mar se deslocou cerca de 100m para o interior.

Na Calábria, a administração regional disse que a tempestade causou “grandes danos aos negócios agrícolas… com sérias repercussões para a economia rural” em uma das áreas menos desenvolvidas da Itália.

Eventos climáticos extremos têm se tornado mais frequentes na Itália nos últimos anos. Enchentes devastaram cidades em todo o país, matando dezenas de pessoas e ampliando os riscos de deslizamentos de terra e enchentes em áreas historicamente menos expostas.

Segundo moradores locais, alertas regionais de proteção civil emitidos antes da tempestade persuadiram as pessoas a ficarem em casa, evitando mortes ou ferimentos graves.

Por Reuters

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Fontana di Trevi

Roma começa a cobrar taxa de 2 euros para acesso à Fontana di Trevi

Cobrança tem como objetivo controlar o fluxo de visitantes e gerar recursos para preservação do monumento
Arquivos Epstein: Como o magnata pode ter criado a “fortaleza da extrema-direita” nos EUA

Arquivos Epstein: Como o magnata pode ter criado a “fortaleza da extrema-direita” nos EUA

E-mails divulgados mostram que Jeffrey Epstein se encontrou com o dono do fórum "4chan", onde até mesmo funcionários do governo têm contas
J.K. Rowling, autora de “Harry Potter”, aparece na nova leva dos Arquivos Epstein

J.K. Rowling, autora de “Harry Potter”, aparece na nova leva dos Arquivos Epstein

Equipe da renomada escritora teria convidado o magnata a um jantar e uma sessão de cinema dez anos depois de sua condenação por prostituição infantil
Rússia afirma que próximas negociações sobre Ucrânia acontecerão em Abu Dhabi

Rússia afirma que próximas negociações sobre Ucrânia acontecerão em Abu Dhabi

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia e a Ucrânia conseguiram até agora reduzir suas diferenças em algumas questões