Um Boeing 777-300 da Latam interrompeu sua decolagem no Aeroporto Internacional de Guarulhos na noite de domingo (15/02). A aeronave, que operava o voo LA8146 com destino a Lisboa, Portugal, já havia iniciado o procedimento de subida quando o piloto comunicou a necessidade de abortar a operação. O incidente ocorreu por volta das 19h e não deixou feridos.
Nas imagens registradas pelo canal Aviação Guarulhos, é possível ouvir o momento em que o comandante comunica pelo rádio: “abortar decolagem”. Após a interrupção, a aeronave foi direcionada para uma área segura da pista de rolagem do aeroporto.
Acesse o canal da TMC no WhatApp para ficar sempre informado das últimas notícias
O comandante do voo explicou aos passageiros que houve “superaquecimento de um dos motores” da aeronave. “Após rejeição, freios se esquentaram. Estamos aguardando liberação dos bombeiros”, informou o piloto aos ocupantes do avião.
A GRU Airport, administradora do terminal, confirmou que a equipe de combate a incêndio foi acionada seguindo os protocolos de segurança. “Conforme protocolo, a equipe de combate a incêndio da concessionária foi acionada. A aeronave deslocou-se por meios próprios até uma área segura, onde os procedimentos tiveram continuidade. Não houve feridos”, afirmou a empresa em nota.
Na manhã desta segunda-feira (16/02), o avião foi removido da pista de rolagem e passou por substituição de pneus, conforme também documentado pelo canal Aviação Guarulhos.
Bruna Pedrazzi, analista de planejamento financeiro que estava a bordo, descreveu a experiência como assustadora: “A gente sentiu o avião subir. Sabe quando o trem de pouso sobe e a gente sente aquela pressão? Nesse instante em que subiu, na hora, deu uma descida, caiu. Pra gente que estava ali dentro, era como se tivesse despencado um prédio inteiro de altura, mas, quando a gente vê os vídeos, não foi tanto”.
O Boeing 777-300 utilizado na operação tem capacidade para transportar até 400 pessoas. Todos os passageiros foram desembarcados em segurança.
Em comunicado oficial, a LATAM Airlines Brasil esclareceu que “a aeronave que realizava o voo LA8146 (Guarulhos-Lisboa) deste domingo (15 de fevereiro) interrompeu a sua decolagem. O procedimento foi efetuado em total segurança e é o protocolo previsto para esse tipo de situação.” A LATAM ofereceu assistência a todos os clientes, que foram desembarcados e reacomodados em hotéis e outros voos. A companhia reforça que a segurança é prioridade em todas as suas operações.
Leia Mais: Sobrevivente relata última conversa com mãe, vítima de naufrágio no Encontro das Águas em Manaus
