O meio-campista Damián Bobadilla virou alvo de denúncia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta segunda-feira (11/05). A procuradoria do tribunal enquadrou o jogador do São Paulo por um gesto feito durante a comemoração do primeiro gol contra o Corinthians.
Bobadilla comemorou o gol de forma polêmica. O árbitro Anderson Daronco revisou o lance no VAR mas decidiu não aplicar cartão ao atleta. Mesmo sem punição em campo, a procuradoria do STJD entendeu que houve conduta inadequada.
O jogador foi denunciado com base no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Esse artigo trata de conduta contrária à ética desportiva — comportamentos considerados ofensivos ou inadequados dentro de campo.
Caso seja condenado, Bobadilla pode pegar suspensão de 1 a 6 jogos. A pena varia conforme a gravidade atribuída pelo tribunal ao gesto realizado.
O caso reacende o debate sobre os limites da comemoração no futebol. Mesmo quando o árbitro não pune durante a partida, o STJD pode agir depois com base em imagens e relatórios.
Para o São Paulo, perder o meio-campista argentino por até seis rodadas seria um baque no planejamento da sequência da temporada.
Agora, o processo segue para julgamento no tribunal esportivo. Não há data definida para a sessão que vai decidir se Bobadilla será punido.
Leia mais: CBF admite erro em gol anulado do Palmeiras contra o Remo




