Armando Mendonça, vice-presidente do Corinthians, tornou-se réu pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) pelo caso do suposto desvio de materiais esportivos. O dirigente é acusado dos crimes de a propriação indébita qualificada, tentativa de apropriação indébita agravada, furto mediante abuso de confiança e coação no curso do processo
A juíza Amanda Eiko Sato, da 25ª Vara Criminal do Foro Central Criminal Barra Funda, decidiu acolher a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) citando ter indícios de “autoria da prática dos delitos descritos”. Agora, Armando Mendonça será intimado para apresentar defesa junto de outras testemunhas que trouxeram informações diretas.
Embora tenha aceitado a denúncia, a juíza recusou as medidas cautelares propostas pelo Ministério Público. Sato destacou o pedido de afastamento voluntário do vice-presidente como motivo para não pedir a suspensão temporária dele do quadro associativo do Corinthians.
Armando Mendonça emitiu comunicado alegando sua inocência: “Ninguém recebe com naturalidade a notícia de que passa a responder a uma acusação criminal, especialmente quando tem plena convicção de que se trata de uma acusação injusta, infundada e baseada em premissas equivocadas.”
Copa Para Você! Fique por dentro de tudo sobre a Copa do Mundo 2026 na TMC
“É importante esclarecer que, até aqui, não houve análise definitiva do mérito dos fatos. A existência de uma acusação não significa reconhecimento de culpa nem validação das conclusões equivocadas que lhe deram origem“, ressaltou – leia na íntegra abaixo.
Armando Mendonça está sendo acusado de desviar 131 materiais esportivos entre 6 de junho e 28 de outubro de 2025: 100 camisas, nove blusas, nove calças, seis pares de tênis, quatro shorts, duas malas e uma mochila. Parte das peças do almoxarifado do Parque São Jorge e outra do CT Joaquim Grava. De acordo com o promotor Cassio Conserino, Armando se aproveitou do posto de vice-presidente para fazer essas retiradas.
Na denúncia, Cassio Conserino pediu indenização por danos materiais referente ao valor dos itens subtraídos e indenização por danos morais de R$ 100 mil ao Corinthians. A justificativa é que suas atitudes prejudicaram a imagem, a reputação e a credibilidade do clube.
Leia mais:
+ Corinthians completa dez dias sem pagar ajuda de custos à base
+ Bandeira da Arábia Saudita já rendeu dor de cabeça ao Corinthians; relembre polêmica
+ Técnico do Corinthians já treinou revelação da Coreia do Sul na Copa do Mundo
Leia na íntegra a nota divulgada por Armando Mendonça
“Ninguém recebe com naturalidade a notícia de que passa a responder a uma acusação criminal, especialmente quando tem plena convicção de que se trata de uma acusação injusta, infundada e baseada em premissas equivocadas.
Encaro este momento com serenidade, firmeza e confiança. Esta será a oportunidade para demonstrar, enfim, de forma técnica e documental, que jamais desviei 131 materiais do Sport Club Corinthians Paulista, jamais me apropriei de qualquer bem e jamais obtive benefício pessoal em prejuízo do clube.
É importante esclarecer que, até aqui, não houve análise definitiva do mérito dos fatos. A existência de uma acusação não significa reconhecimento de culpa nem validação das conclusões equivocadas que lhe deram origem.
O próprio Sport Club Corinthians Paulista já se posicionou sobre o caso, rechaçando acusações infundadas e deixando claro que o documento interno utilizado como base para a denúncia jamais concluiu pela existência de desvio, apropriação ou qualquer conduta ilícita de minha parte.
Respeito as instituições, respeito o processo e confio na Justiça. Minha defesa será exercida no campo próprio, com responsabilidade, serenidade e absoluto compromisso com a verdade.”




