Uma mensagem falsa sobre o afélio, período em que a Terra fica mais distante do Sol, voltou a circular nas redes sociais durante a onda de frio que atinge o Brasil na última semana.
Leia mais: Até quando vai a onda de frio no Brasil e quando a temperatura volta a subir?
O boato, que apareceu pela primeira vez em 2022, alega que o fenômeno seria responsável pelas baixas temperaturas e por um aumento de doenças respiratórias até agosto. O texto distorce dados ao afirmar que a distância usual entre a Terra e o Sol seria de “152 milhões de km do Sol, ou seja, 66% mais longe” durante o afélio.
Veja a mensagem falsa disseminada principalmente pelo WhatsApp:

A afirmação já foi desmentida pelo Fato ou Fake, quadro de checagem de informações do g1. Ao site, a professora Márcia Akemi Yamasoe, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), explicou que “a redução da temperatura do ar que observamos nos últimos dias não foi em nada afetada pela maior distância entre a Terra e o Sol, que acontece anualmente no começo de julho”.
“Como a órbita da Terra ao redor do Sol não é circular, mas levemente elíptica (ou ovalada), ao longo de um ano, período em que a Terra dá uma volta completa ao redor do Sol, a distância entre eles varia, indo do afélio, condição de maior distância (aproximadamente 152,6 milhões de quilômetros do Sol), ao periélio, condição de menor distância (147,5 milhões de quilômetros do Sol)”, explica a professora. A Nasa registra a média em 150 milhões de quilômetros.
O afélio começa no início de julho, não em junho, como o boato sugere. Mas, mesmo assim, o fenômeno não provoca frio.
Por que o argumento não se sustenta
Yamasoe aponta uma contradição simples no boato: “Se provocasse algum impacto, deveria afetar o planeta como um todo. No entanto, em julho, será inverno no hemisfério sul, mas lá no hemisfério norte será verão”.
O frio, portanto, tem outra explicação: a inclinação do eixo terrestre, que define as estações do ano em cada hemisfério.
A professora também esclarece que o afélio, por si só, não causa doenças respiratórias. O que ocorre é que o frio cria condições favoráveis para a proliferação desses casos, mas a origem é o clima, não a distância ao Sol.




