A Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, continua sendo um dos principais espaços culturais da capital. Em 2025, mais de 207 mil pessoas passaram pela biblioteca. O local oferece empréstimo gratuito de livros, salas de estudo e uma programação cultural diária, aberta ao público.
Segundo a diretora da biblioteca, Luísa Thesin, o acesso gratuito transforma o espaço em um importante ponto de convivência para diferentes públicos.
“Toda opção gratuita de cultura e lazer é muito importante. A Biblioteca Mário de Andrade é importante para uma experiência individual, mas também para uma experiência coletiva. As mais diferentes pessoas convivem e se encontram aqui.”
A localização, no centro da capital, contribui para essa diversidade. Além de moradores de diferentes regiões da cidade, a biblioteca recebe turistas de todo o Brasil.
“A história da biblioteca se confunde com a história da cidade de São Paulo”, afirma Luísa. A instituição completa 101 anos em 2026, embora ocupe o edifício atual desde 1942. “O centro foi se desenvolvendo, e a biblioteca também se modificou ao longo desse tempo para continuar fazendo sentido na vida do cidadão”, completa.
A programação cultural também é um dos grandes atrativos da instituição. Todos os dias são promovidas atividades gratuitas que incluem teatro, música, dança, exposições, rodas de leitura, debates e outras manifestações artísticas. Thesin ressalta: “Tudo o que você imaginar acontece aqui na biblioteca todos os dias e tudo é gratuito.”
Como ter acesso gratuito ao acervo da biblioteca?
Qualquer pessoa pode entrar na Biblioteca Mário de Andrade gratuitamente. Para utilizar os espaços de leitura, estudar, trabalhar ou consultar obras, não é necessário pagar nenhuma taxa.
Já para realizar empréstimos, basta fazer uma carteirinha, também gratuita. A biblioteca disponibiliza aproximadamente 50 mil livros para empréstimo domiciliar, além de um acervo de cerca de 1,4 milhão de exemplares para consulta local, entre livros, periódicos, mapas, documentos e obras raras.
Segundo a diretora, o objetivo é que o espaço seja acessível para todos, independentemente do motivo da visita. “Quem quiser entrar para ler é bem-vindo. Quem quiser entrar apenas para carregar o celular ou usar o banheiro também pode ficar à vontade. A gente acredita que a biblioteca deve ser um espaço para os leitores, mas também para os não leitores, igualmente.”
Obras raras preservam parte da história
Entre os maiores patrimônios da Biblioteca Mário de Andrade estão obras impressas ainda no século XV. O exemplar mais antigo preservado pela instituição é a Summa Theologica, de Santo Antonino, impressa em 1477.
O acervo também reúne uma Bíblia impressa em 1492 e dois exemplares da famosa Crônica de Nuremberg, publicada em 1493, considerada o maior livro ilustrado de sua época, com aproximadamente 1.600 xilogravuras que narram a história do mundo.
Os livros mais procurados pelos leitores
Os dados de empréstimos realizados entre janeiro e junho de 2026 mostram que o público tem buscado principalmente três categorias de obras:
• Livros indicados para vestibulares, com destaque para Conceição Evaristo, Clarice Lispector e Júlia Lopes de Almeida;
• Literatura brasileira contemporânea, com autores como Carla Madeira, Raphael Montes, Mariana Salomão Carrara e Itamar Vieira Junior;
• Obras de não ficção, especialmente de bell hooks, Rita Carelli e Chimamanda Ngozi Adichie.
Os três títulos mais emprestados no período foram O Cristo Cigano, de Sophia de Mello Breyner Andresen; Canção para Ninar Menino Grande, de Conceição Evaristo; e A Paixão Segundo G.H, de Clarice Lispector.




