A Polícia Militar de São Paulo derrubou lombadas irregulares em Paraisópolis, na zona sul da capital, na última quinta-feira (25/06). Segundo a corporação, as estruturas foram erguidas ilegalmente pelo crime organizado para travar a circulação de viaturas e dificultar incursões policiais na comunidade.
A ação foi coordenada pelo 16º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. A Prefeitura de São Paulo cedeu equipes e maquinário para viabilizar a remoção.
Notificação formal antes da retirada
As lombadas desrespeitavam normas de trânsito e representavam um obstáculo direto às operações de segurança. Para quem mora na região, a presença dessas estruturas também limitava o acesso de serviços de emergência.
“Após constatar as irregularidades, a Polícia Militar comunicou formalmente à Subprefeitura responsável, que deu início aos trabalhos de remoção”, afirmou o comandante.
Leia mais: Homem apontado como chefe de grupo de “arrastadores” do Aeroporto de Guarulhos é preso em São Paulo
Operação antecedeu a retirada
Um dia antes da remoção, na quarta-feira (24/06), o batalhão realizou uma operação de combate ao tráfico de drogas. Entorpecentes foram recolhidos em pontos mapeados durante as incursões.
Ao longo do ano, as ações em Paraisópolis já resultaram na apreensão de mais de duas toneladas de drogas, além de armas de fogo, prisões em flagrante e cumprimento de mandados judiciais, segundo a PM.
Em maio, a corporação já havia realizado uma operação semelhante contra barricadas na mesma comunidade. O coronel Yves Minosso informou que a operação de remoção será retomada nos próximos dias.




