Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioMundoTrump aumenta pressão contra Venezuela e amplia presença militar...

Trump aumenta pressão contra Venezuela e amplia presença militar dos EUA na América Latina

O Pentágono afirma que a mobilização busca combater o narcotráfico na região

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou o deslocamento do grupo do porta-aviões Gerald Ford para o Caribe, reforçando a presença militar na América Latina em meio ao aumento das tensões com a Venezuela. A medida amplia uma operação já composta por oito navios de guerra, um submarino nuclear e caças F-35.

O Pentágono afirma que a mobilização busca combater o narcotráfico na região. “A presença reforçada aumentará a capacidade dos EUA de detectar e interromper atividades ilícitas que ameaçam a segurança do Hemisfério Ocidental”, declarou o porta-voz Sean Parnell no X. Ele não detalhou quando a embarcação chegará ao destino; o porta-aviões estava na Europa dias atrás.

Comissionado em 2017, o Gerald Ford é o maior porta-aviões do mundo e transporta mais de 5 mil militares. Desde setembro, forças americanas realizaram dez ataques contra supostas embarcações de drogas no Caribe, que deixaram cerca de 40 mortos — alguns venezuelanos, segundo autoridades.

O governo de Nicolás Maduro acusa Washington de tentar derrubá-lo. Na quinta-feira (23), o presidente venezuelano ameaçou convocar uma greve geral e armar apoiadores se houver intervenção dos EUA.

Em agosto, Washington dobrou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à prisão de Maduro, acusado de ligações com o tráfico e grupos criminosos — alegações que ele nega.

As relações com a Colômbia também se deterioraram após Trump chamar o presidente Gustavo Petro de “líder das drogas ilegais”, o que gerou reação dura de Bogotá. Os EUA impuseram novas sanções ao governo colombiano nesta semana.

Enquanto parlamentares democratas questionam a legalidade das ofensivas, aliados republicanos comemoram a escalada militar. Trump afirmou que ações terrestres contra cartéis podem ser adotadas sem declaração de guerra.

Com apenas 11 porta-aviões na frota americana, o envio do Gerald Ford é visto como sinal claro de prioridade estratégica para a região.

Notícias que importam para você

Policiais e bombeiros observam chamas de incêndio em edifício de parque industrial em Ezeiza, na Argentina

Explosão em parque industrial provoca incêndio e deixa feridos na Argentina

Chamas atingiram grandes proporções na cidade de Ezeiza, na Grande Buenos Aires
Mulher falando em palanque para outros trabalhadores do sindicato

Greve em massa de funcionários da Starbucks protesta por melhor salário e condições de trabalho

Com a marca sob os holofotes, empresa do ramo de bebidas e alimentos vive momento delicado
Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, fala em evento em Nova York

Trump cobra investigação de laços de Epstein com Bill Clinton e outros democratas

Presidente dos EUA diz que Epstein "é problema dos democratas"; lista de Trump inclui ex-secretário do Tesouro e fundador do LinkedIn