São Paulo enfrentou, na quarta-feira (24), o dia mais frio de 2026 até agora. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura máxima alcançada foi de apenas 13,4°C, medida na estação meteorológica do Mirante de Santana, localizada na Zona Norte da capital paulista.
O índice registrado no Mirante de Santana representa a menor temperatura máxima para um mês de junho nos últimos 30 anos na cidade de São Paulo
A marca foi registrada em meio à primeira grande onda de frio do inverno deste ano, impulsionada por uma forte massa de ar polar que avançou sobre o território brasileiro. O sistema provocou uma queda expressiva das temperaturas em diferentes regiões, especialmente no Sul e no Sudeste.
Nesta quinta-feira (25), o núcleo mais intenso da massa de ar frio atuou sobre o Sul do país e parte do Sudeste, mantendo o clima gelado em várias cidades. Na capital paulista, os termômetros continuaram registrando temperaturas baixas ao longo do dia, com máxima próxima dos 14°C.
Os efeitos do fenômeno têm sido ainda mais severos na Região Sul. Nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foram registradas geadas em áreas extensas, além de temperaturas abaixo de zero em regiões serranas e de planalto. O cenário reforça a intensidade da massa de ar polar, considerada uma das mais fortes deste inverno até o momento.
Leia mais:




