Linha 6-Laranja abre na próxima semana em SP com 6 estações e horário reduzido

Trecho entre Perdizes e João Paulo I entra em operação assistida com limite de 2 mil passageiros por trem e velocidade de 30 km/h

Por , São Paulo | Atualizado em:
(Foto: Roberto Sungi/Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

São Paulo terá, na próxima semana, as primeiras seis estações da Linha 6-Laranja do Metrô em funcionamento. Segundo o Palácio dos Bandeirantes, a abertura ocorre entre os dias 1° e 2 de julho. A data foi antecipada em relação ao prazo original, que era outubro.

A mudança no calendário tem relação direta com as eleições. A legislação eleitoral “permite que um candidato à reeleição participe de entregas ou inauguração de obras apenas até o dia 4 de julho”. Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, deve disputar a reeleição em outubro.

Siga o canal da TMC no WhatsApp e receba as últimas notícias

Operação inicial com restrições

O trecho que entra em serviço vai da estação Perdizes até João Paulo I. Conforme a concessionária Linha Uni, a operação começará em modo assistido, fase de testes com passageiros reais, antes da operação plena. O atendimento ao público será das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira.

Nesse período, cada composição transportará no máximo 2 mil passageiros. A velocidade inicial será de aproximadamente 30 km/h, com dois trens circulando em sistema de ida e volta, segundo a Linha Uni.

As seis estações da primeira fase terão integração com a Linha 7-Rubi.

Expansão prometida até outubro

O governo Tarcísio prometeu colocar em funcionamento mais três estações, Brasilândia, Maristela e Itaberaba-Hospital Vila Penteado, antes do primeiro turno das eleições, em outubro. O restante da linha, que totaliza 15 estações, está previsto para 2027.

Quando toda a extensão estiver ativa, a estimativa do governo paulista é que o percurso completo seja feito em até 23 minutos. A projeção de demanda é de cerca de 633 mil passageiros por dia, segundo o governo de São Paulo.

Dez anos de obras e paralisações

As obras da Linha 6-Laranja foram iniciadas em 13 de abril de 2015, durante a gestão de Geraldo Alckmin (PSB), hoje vice-presidente da República. O projeto enfrentou uma série de paralisações e problemas contratuais ao longo da gestão de João Dória (ex-PSDB). Os trabalhos foram retomados em 2020.

O governo paulista descreve a Linha 6-Laranja como o maior projeto de mobilidade urbana em implantação na América Latina dentro do modelo de PPP (parceria público-privada), em que a iniciativa privada constrói e opera a infraestrutura em troca de concessão do poder público.

As estações do trecho inaugural estão entre as mais profundas do sistema. Água Branca chega a 47,80 metros abaixo do nível da rua. João Paulo I tem 41,45 metros de profundidade. Freguesia do Ó fica a 39,92 metros, Santa Marina a 30,14 metros e Perdizes a 29 metros.

Ao vivo
São Paulo
Ouça a TMC pelo Brasil
  • 100,1FM São Paulo
  • 101,3FM Rio de Janeiro
  • 100,3FM Curitiba
  • 88,7FM Belo Horizonte
  • 92,7FM Recife
  • 100,1FM Brasília
Notícias que importam para você
Copyright © 2026 CNPJ: 44.060.192/0001-05