Marco Bello Jr.
Marco Bello Jr. Mais sobre o autor

Especialista na cobertura do Corinthians, Marco Bello Jr. acumula experiência em grandes coberturas como Olimpíadas e Copas do Mundo. Traz notícias de primeira mão e o acompanhamento diário do cotidiano alvinegro.

Últimas colunas Últimas colunas de Marco Bello Jr.

Conselheiros do Corinthians pedem votação aberta para expulsão de Andrés Sanchez

Nove conselheiros assinaram uma carta aberta pedindo a votação aberta e a expulsão de Andrés Sanchez do quadro associativo do Corinthians

Por
Coletiva de imprensa com o presidente Andrés Sanchez, nesta terça-feira (15/09/2020),
(Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Nove conselheiros do Corinthians assinaram uma carta aberta divulgada nesta segunda-feira (11/05) pedindo que a votação do Conselho Deliberativo sobre a expulsão do ex-presidente Andrés Sanchez seja aberta e nominal. O pleito será no dia 25 de maio, uma segunda-feira.

Além da cobrança pela votação aberta, os conselheiros pediram que os conselheiros votem pela expulsão de Andrés Sanchez do quadro associativo do Parque São Jorge. Assinaram o documento, que a TMC teve acesso: Antonio Roque Citadini, Fernando do Amaral Perino, Henrique Nunes, José Augusto Cardoso, Marcelo Mandel, Miriam Athiê, Peterson Ruan, Romero Cardoso de Ávila e Yun Ki Lee.

Siga o canal da TMC no WhatsApp e receba as últimas notícias

O pedido se dá principalmente pelo temor de que conselheiros votem contra a expulsão do ex-presidente utilizando o voto secreto como escudo. Com o próprio Andrés Sanchez isso já ocorreu algumas vezes. Em seu segundo mandato à frente do clube, o cartola praticamente dobrou a dívida do Corinthians e, mesmo assim, apenas as contas de 2019 foram reprovadas; 2018 e 2020 foram aprovadas.

A votação pela expulsão de Andrés Sanchez do Corinthians está marcada para 25 de maio. O caso foi levado para pleito pelo presidente interino do Conselho Deliberativo, Leonardo Pantaleão, após a Comissão de Ética sugerir a exclusão do ex-presidente do quadro associativo do clube.

Por que Andrés Sanchez pode ser expulso do Corinthians?

O pedido pela expulsão de Andrés Sanchez do Corinthians nasceu devido à descoberta de gastos com o cartão corporativo do clube para uso pessoal durante seu segundo mandato, que foi de 2018 a 2020. De acordo com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP), o cartola usufruiu cerca de R$ 480 mil dos cofres do clube.

Por ser ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez é conselheiro vitalício do Conselho Deliberativo e membro nato do Conselho de Orientação (Cori). O ex-presidente está afastado dos dois postos a pedido do Ministério Público. E, se for expulso, perderá as duas cadeiras.

Leia mais: Expulsão Já: conheça o movimento que busca expulsar ex-presidentes do Corinthians

Andrés Sanchez neste momento vem sendo julgado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo por apropriação indébita – o Ministério Público de São Paulo também vem exigindo que sejam acatadas as denúncias de lavagem de dinheiro crime tributário.

Por Marco Bello e Victor Godoy

Ao vivo
São Paulo
Ouça a TMC pelo Brasil
  • 100,1FM São Paulo
  • 101,3FM Rio de Janeiro
  • 100,3FM Curitiba
  • 88,7FM Belo Horizonte
  • 92,7FM Recife
  • 100,1FM Brasília
Notícias que importam para você
Copyright © 2026 CNPJ: 44.060.192/0001-05